Mercado
22/04/2010 11h53
Depois de anos de domínio da Vale e da Petrobras na preferência dos investidores que apostam no mercado de opções de ações, a estatal perdeu, ao menos temporariamente, seu espaço no topo dos contratos mais negociados. Com movimentação de R$ 5,8 bilhões, os vencimentos de opções ontem foram liderados por três opções de compra da Vale, seguidos por duas da OGX Petróleo.
Na visão de operadores de mercado, a comunicação da empresa petrolífera —controlada pelo bilionário Eike Batista— com seus acionistas é boa, o que garante resultados. “Como a Petrobras se mantém indefinida quanto ao plano de capitalização, o investidor acaba preferindo o outro papel”, afirma o economista-chefe da Korus Investimentos, Marcelo de Faro. Ele cita como e
...Depois de anos de domínio da Vale e da Petrobras na preferência dos investidores que apostam no mercado de opções de ações, a estatal perdeu, ao menos temporariamente, seu espaço no topo dos contratos mais negociados. Com movimentação de R$ 5,8 bilhões, os vencimentos de opções ontem foram liderados por três opções de compra da Vale, seguidos por duas da OGX Petróleo.
Na visão de operadores de mercado, a comunicação da empresa petrolífera —controlada pelo bilionário Eike Batista— com seus acionistas é boa, o que garante resultados. “Como a Petrobras se mantém indefinida quanto ao plano de capitalização, o investidor acaba preferindo o outro papel”, afirma o economista-chefe da Korus Investimentos, Marcelo de Faro. Ele cita como exemplo as informações constantes sobre descobertas de petróleo em águas rasas pela OGX, e mesmo a entrevista dada na semana passada por Batista à rede fechada de TV da XP Corretora, quando revelou que pretende vender 20% de sua fatia na companhia para captar recursos.
O potencial de empresas como a OGX e a expectativa de abertura de capital de outras grandes companhias fazem com que os fundos de pensão comecem a oferecer aos seus associados alternativas para aumentar seus investimentos em renda variável. A Eletros, fundo depensão dos funcionários da Eletrobras, vai apresentar várias opções, conforme os diferentes perfis de investidores.
Segundo Sylvio Murad, diretor financeiro da instituição, os funcionários poderão adotar desde o perfil superconservador, que aplicará somente em renda fixa, até o agressivo,que vai direcionar 45% dos recursos para ações. “Atualmente, no perfil Eletros, o investimento em renda variável é de 18%,de acordo com as normas internas do fundo”, explica.
Ao mesmo tempo em que os investidores traçam estratégias para investir em ações, o mercado tenta chegar a um consenso sobre o futuro das taxas básicas de juros (Selic). O boletim Focus,divulgado ontem pelo Banco Central, mostra que as instituições financeiras projetam que a Selic feche o ano em11,50%, o que significaria uma alta de 2,75 pontos percentuais até dezembro. Ao mesmo tempo, os investidores negociavam contratos para janeiro de 2011 em 10,74% ontem, postura bem mais cautelosa que a mostrada pelos bancos em suas projeções para a taxa de juros.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade