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Obras em ponte da Castelo Branco avançam com concretagem simultânea

Com 94 aduelas já executadas nos dois sentidos, estrutura administrada pela ViaOeste integra as obras das novas marginais entre os km 22 e 27 da Rodovia Castelo Branco

Assessoria de Imprensa

06/08/2025 08h26 | Atualizada em 06/08/2025 08h29


As obras da Ponte Guilherme de Almeida, uma das principais estruturas do novo sistema de marginais da Rodovia Castelo Branco (SP-280), entre os km 22 e 27, em Barueri (SP), seguem avançando com frentes de trabalho simultâneas nos dois sentidos – Leste (sentido capital) e Oeste (sentido interior).

A estrutura, composta por duas pontes paralelas (uma para cada sentido), está em fase de execução dos apoios e aduelas, peças fundamentais no sistema construtivo em balanço sucessivo adotado para vencer grandes vãos sem escoramento.

“Atualmente, estão em andamento os quatro grandes apoios que sustentam os balanços e os sistemas em grelha, com ati

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As obras da Ponte Guilherme de Almeida, uma das principais estruturas do novo sistema de marginais da Rodovia Castelo Branco (SP-280), entre os km 22 e 27, em Barueri (SP), seguem avançando com frentes de trabalho simultâneas nos dois sentidos – Leste (sentido capital) e Oeste (sentido interior).

A estrutura, composta por duas pontes paralelas (uma para cada sentido), está em fase de execução dos apoios e aduelas, peças fundamentais no sistema construtivo em balanço sucessivo adotado para vencer grandes vãos sem escoramento.

“Atualmente, estão em andamento os quatro grandes apoios que sustentam os balanços e os sistemas em grelha, com atividades de armação e concretagem das lajes”, comenta a ViaOeste.

Estágios – Há diferença no estágio de execução entre os dois sentidos. Na ponte Oeste (sentido interior), restam apenas três aduelas para o fechamento do vão central e cinco para os vãos adjacentes.

Já na ponte Leste (sentido capital), faltam cinco aduelas no vão central e sete nos vãos laterais.

O sistema em grelha da ponte Leste já foi concluído, enquanto o da ponte Oeste está em fase de armação e concretagem.

Até o momento, foram concretadas 52 aduelas na ponte Oeste e 42 na Leste.

A previsão é que a aduela de fechamento do vão central – conhecida como “beijo” – da ponte Oeste seja executada na segunda quinzena de setembro de 2025.

Já na ponte Leste, essa etapa deve ocorrer na primeira quinzena de novembro.

As aduelas dos vãos adjacentes têm previsão de conclusão entre novembro de 2025 e janeiro de 2026.

Em média, a concretagem das aduelas ocorre a cada 14 dias, com aplicação de cerca de 180 m³ de concreto por ciclo.

Até o momento, já foram utilizados 11.215,43 m³ de concreto na ponte Oeste e 13.886,03 m³ na ponte Leste.

Restam ainda dois tabuleiros no sentido Oeste, com concretagens previstas para os dias 25 de julho e 8 de agosto de 2025.

As atividades de concretagem são realizadas em turnos diurnos, com possibilidade de extensão até as 20h.

Para o içamento e concretagem das aduelas, estão sendo utilizados guindastes de médio porte e bombas lança com alcance de até 42 metros.

Excelência – As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança.

As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³ – acima da média brasileira – exigindo soluções específicas em logística, formas e concretagem.

“Essa obra é um testemunho da excelência da engenharia brasileira e reafirma o compromisso em proporcionar infraestrutura moderna e segura, impactando positivamente o dia a dia de milhões de pessoas”, ressalta a concessionária.

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