Mercado
Assessoria de Imprensa
03/03/2016 00h04 | Atualizada em 03/03/2016 17h14
A torre mais alta do complexo (Free¬dom Tower),possui 540 metros de altura, e é o edifício mais alto e Nova York e das Américas. A torre Freedom, foi projetada para suportar esforços muito maiores que os edifícios anteriores como o impacto de aviões com as cargas de aeronaves atuais e além de terremotos.
O reforço de aço do concreto armado tradicional era muito alto, principalmente nos primeiros andares do edifício e foi substituído pelo aço SAS 670/800, com tensões de escoamento e ruptura maiores que o aço comum, sendo necessários menos quilos de aço para suportar os mesmo esforços do projeto inicial, baixando os custos com material e mão de obra, pois a armação de aço das estruturas já chegaram no canteiro de obras pré-montadas
...A torre mais alta do complexo (Free¬dom Tower),possui 540 metros de altura, e é o edifício mais alto e Nova York e das Américas. A torre Freedom, foi projetada para suportar esforços muito maiores que os edifícios anteriores como o impacto de aviões com as cargas de aeronaves atuais e além de terremotos.
O reforço de aço do concreto armado tradicional era muito alto, principalmente nos primeiros andares do edifício e foi substituído pelo aço SAS 670/800, com tensões de escoamento e ruptura maiores que o aço comum, sendo necessários menos quilos de aço para suportar os mesmo esforços do projeto inicial, baixando os custos com material e mão de obra, pois a armação de aço das estruturas já chegaram no canteiro de obras pré-montadas, somente sendo necessário o posicionamento das armaduras nas fôrmas do concreto armado e nas fundações. Na sigla SAS 670/800, o número 670/800 mostra a resistência do aço de 670 (Mpa) como tensão de escoamento e 800 (Mpa) como tensão de ruptura do aço.
Foram fornecidas 6.200 toneladas de aço de alta resistência SAS 670/800 para reforço das estruturas de concreto, inclusive das fundações, com diâmetros variando entre 43 e 75mm, com placas, porcas e luvas de emendas.
O aço utilizado na armadura do concreto armado e as luvas de emenda são de alta resistência e foram montados barra por barra. A montagem é simples, rápida e econômica, pois como é feito antes da montagem das estruturas, é possível diminuir o tempo de armação da estrutura e fazer uma programação da mão de obra melhor.
Também foram utilizadas 450 toneladas de barras de aço especial SAS 835/1035 (85/105), com diâmetro de 75mm como tirantes de ancoragem protendidos na rocha e com dupla proteção anticorrosiva, inclusive na cabeça de ancoragem e conexões por luvas de emenda SAS.
O trabalho mais importante de fundação feito no World Trade Center, foi com a utilização da armação das fundações já pré montadas, o que diminuiu muito o prazo de execução das obras com o processo mais industrializado, reduzindo também o espaço necessário no canteiro de obras.
As fundações do prédio foram executadas com diversas soluções, como fundações rasas com grandes blocos de concreto apoiados diretamente na rocha, e em algumas partes com estacas e lajes de sub pressão calculadas para resistir a tração.
O aço SAS foi utilizado tanto para as fundações (como tirantes ancorados no terreno, com dupla proteção anticorrosiva, em estacas para lajes de subpressão, submetidas a tração) e como na infraestrutura de pilares e paredes dos edifícios, também para suportar os esforços de cisalhamento.
O novo World Trade Center é um orgulho para a engenharia, uma construção que tem mais de 540m de altura. Além de ter sido calculado para resistir ao impacto de aviões e terremotos, é um memorial em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro. O período de construção do novo World Trade Center durou quase 6 anos. O projeto de arquitetura foi desenvolvido por Daniel Libeskind.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade