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O impacto da alta dos combustíveis nas operações logísticas

Digitalização da operação logística pode ser saída para amenizar prejuízos

Assessoria de Imprensa

10/06/2022 07h49 | Atualizada em 14/06/2022 14h28


O aumento do preço dos combustíveis vem causando grandes impactos no ambiente econômico mundial, o que gera prejuízos para diferentes cadeias de armazenamento e de distribuição.

Levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostrou que o preço da gasolina subiu pela quarta semana seguida. O valor passou para R$ 7,29 o litro, sendo o novo recorde de preço no varejo nacional, considerando uma alta de 0,16%.

De acordo com Marcel Alessi Soccol, Founder da DataFrete, os impactos que esses aumentos estão trazendo são inúmeros.

“São impactos que atingem diferentes produtos de diversos segmentos. Citand

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O aumento do preço dos combustíveis vem causando grandes impactos no ambiente econômico mundial, o que gera prejuízos para diferentes cadeias de armazenamento e de distribuição.

Levantamento feito pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostrou que o preço da gasolina subiu pela quarta semana seguida. O valor passou para R$ 7,29 o litro, sendo o novo recorde de preço no varejo nacional, considerando uma alta de 0,16%.

De acordo com Marcel Alessi Soccol, Founder da DataFrete, os impactos que esses aumentos estão trazendo são inúmeros.

“São impactos que atingem diferentes produtos de diversos segmentos. Citando como exemplo o setor logístico, o setor de transporte é um dos componentes mais valiosos de todo o processo, acumulando custos e despesas que implicam revisão de cálculo nos outros setores”, explica.

Quando o setor de distribuição de produtos e insumos depende de rodovias, gasolina e do diesel, ele se torna influenciado pelos valores dos derivados do petróleo.

“Essa elevação dos preços faz com que as empresas repassem o reajuste para o preço final de insumos a serem fornecidos para outras empresas e, consequentemente, para o preço do produto final a ser ofertado no atacado e no varejo para o cliente”, destaca Marcel.

“Consequentemente, podemos dizer que todo o processo de planejamento, transporte e armazenamento tornam-se mais caros. Por isso, as empresas e o setor industrial e do e-commerce precisam procurar estratégias para reduzir custos para que o preço do produto final não se eleve tanto”, alerta.

Marcel explica que umas das formas de redução de custos e impacto do valor do produto final é digitalizar a operação logística através de softwares. “Isso se torna uma forma de compensar parte dos custos de transportes pelos ganhos de produtividade da equipe interna”.

Marcel destaca que esse tipo de sistema permite o registro de histórico de SLA das transportadoras em relação ao frete. “Com isso é possível economizar fazendo a escolha da transportadora que tem menor índice de sinistros, atrasos de entregas ou outros pontos relevantes para o cliente final”.

“Importante lembrar que ao realizar a digitalização do processo logístico às tabelas, contratos e negociações de fretes para o cliente final, são inseridos no sistema, com isso, o cálculo será realizado com agilidade, com precisão, o que reverterá no preço final do frete e ganhos em produtividade da equipe”, informa.

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