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Assessoria de Imprensa
09/06/2016 00h00
Com investimento de R$ 457,9 milhões, a obra do Novo Joá foi idealizada pela Fundação Geo-Rio, e proporcionará um aumento de cerca de 35% na capacidade de tráfego no trajeto entre as zonas Sul e Oeste por meio de duas novas faixas de rolamento. O projeto compreende a construção de dois novos túneis paralelos aos já existentes, um viaduto, um elevado, uma ponte, o alargamento de importantes vias e uma ciclovia com extensão de 3.100 metros, que interligará São Conrado à Barra da Tijuca.Executada pela Construtora Norberto Odebrecht, a obra contou com a utilização de diferentes metodologias construtivas, com o desafio da realização simultânea de todas as frentes de serviços e redução do impacto na rotina dos moradores do entorno e do trânsit
...Com investimento de R$ 457,9 milhões, a obra do Novo Joá foi idealizada pela Fundação Geo-Rio, e proporcionará um aumento de cerca de 35% na capacidade de tráfego no trajeto entre as zonas Sul e Oeste por meio de duas novas faixas de rolamento. O projeto compreende a construção de dois novos túneis paralelos aos já existentes, um viaduto, um elevado, uma ponte, o alargamento de importantes vias e uma ciclovia com extensão de 3.100 metros, que interligará São Conrado à Barra da Tijuca.Executada pela Construtora Norberto Odebrecht, a obra contou com a utilização de diferentes metodologias construtivas, com o desafio da realização simultânea de todas as frentes de serviços e redução do impacto na rotina dos moradores do entorno e do trânsito.
Além disso, para a conclusão da obra foram realizadas 260 detonações para abertura dos dois novos túneis com o apoio de 1.800 integrantes para retirar 92 mil m³ de material escavado, além da instalação de 505 lajes e 120 vigas pré-moldadas.
Entre as principais metodologias construtivas utilizados no Novo Joá:
• Balanço Sucessivo: para construir a nova ponte da Joatinga, esse método foi aplicado para vencer vãos em áreas onde há dificuldade para montagem de escoramentos. Durante a fase de montagem da estrutura, as peças avançavam em balanços, uma a uma, até a totalidade da execução, com o apoio de treliças metálicas.
• Ponte Mista: a estrutura da nova Ponte da Joatinga é formada por estruturas metálicas com lajes e pilares de concreto.
• Escavação subterrânea: para realizar a abertura dos dois novos túneis das obras de ampliação do Elevado do Joá foram utilizadas 78 toneladas de explosivos. Com o objetivo de minimizar o impacto dessa etapa, a Construtora Norberto Odebrecht adotou um mecanismo que reduz os ruídos e vibrações durante as escavações em rocha, chamadoHand Time Det (HTD). Esse método substitui o tradicional cordel detonante, o que diminui os efeitos de deslocamento do ar e causa menor sensação de vibração e ruídos. Cada furo carregado com explosivo é detonado em fração de segundos. As detonações aconteceram de janeiro a julho, planejadas duas vezes ao dia, às 14h e às 21h45.
• Superestrutura do Novo Elevado: Método construtivo dividido em três etapas, como vigas, lajes pré-moldada e consolidação. Durante essa importante fase foi utilizada a treliça lançadeira de vigas, equipamento que opera sobre apoios especiais, e permite o deslocamento destas estruturas de concreto de 37 toneladas cada, do pátio de pré-moldados até seus respectivos apoios. A treliça ocupa menos espaço em comparação aos guindastes tradicionais e proporciona uma otimização no tempo de construção do Elevado, sem utilização da via existente, não tendo nenhuma interferência com o tráfego de veículos.Já na fase final da obra, três testes foram realizados no Novo Joá. No Elevado e na Ponte da Joatinga, provas com cargas estáticas e dinâmicas avaliaram a capacidade dessas estruturas. Na primeira foram utilizados oito caminhões com 17,5 toneladas, já na segunda uma carreta com 45 toneladas. Na ciclovia, está sendo realizado o teste de impacto e esforço horizontal e vertical no guarda-corpo da via.
Curiosidades Novo Joá
No pico da obra, em agosto de 2014, 1.800 colaboradores trabalharam em seis canteiros de obra;
Priorização de mão de obra local: 95% dos trabalhadores são do Rio de Janeiro;
Foram realizadas 260 detonações nos dois túneis e utilizadas 78 toneladas de explosivos, quantidade suficiente para realizar duas festas de réveillon em Copacabana;
Foram utilizados 28.000 m³ de concreto, o equivalente ao material necessário para construir dois Museus do Amanhã;
O volume de material escavado foi de 92.000 m³, entre rocha e areia, que preencheria 25 piscinas olímpicas;
Foram utilizadas 505 lajes pré-moldadas em todo o projeto;
Foram utilizadas 120 vigas pré-moldadas e 24 vigas metálicas em todo o projeto.
Um total de 27 pilares de sustentação foram erguidos para a construção do novo elevado. Somado ao trabalho de fundação, cada pilar levou 15 dias para ser construído;
Foram instalados 6,5 km de new jerseys, que são as barreiras de proteção da ciclovia.
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