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Nova resolução da ANTT estabelece diretrizes para o desenvolvimento de infraestruturas resilientes e sustentáveis

Essa medida, que reforça a importância da participação das construtoras desde as fases iniciais dos projetos, surge em um contexto de mudanças significativas, como a vitória recente de um consórcio da famosa "Rodovia da Morte"

Assessoria de Imprensa

09/09/2024 08h05 | Atualizada em 11/09/2024 13h01


O setor rodoviário brasileiro vive um momento decisivo, com a recente aprovação da nova resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de infraestruturas resilientes e sustentáveis.

Essa medida, que reforça a importância da participação das construtoras desde as fases iniciais dos projetos, surge em um contexto de mudanças significativas, como a vitória recente de um consórcio no leilão da BR-381, a famosa "Rodovia da Morte".

Essa concessão, que exigirá um alto grau de expertise técnica, demonstra que a resoluç&ati

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O setor rodoviário brasileiro vive um momento decisivo, com a recente aprovação da nova resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de infraestruturas resilientes e sustentáveis.

Essa medida, que reforça a importância da participação das construtoras desde as fases iniciais dos projetos, surge em um contexto de mudanças significativas, como a vitória recente de um consórcio no leilão da BR-381, a famosa "Rodovia da Morte".

Essa concessão, que exigirá um alto grau de expertise técnica, demonstra que a resolução da ANTT contribui com o setor, pois, a realidade atual, revela que as construtoras são indispensáveis para garantir a viabilidade e a resiliência dos projetos.

Embora o nome das empresas envolvidas no consórcio não seja o foco, o fato de que construtoras fazem parte do grupo vencedor evidencia essa necessidade.

A SEEL Engenharia, com sua experiência em infraestrutura, tem liderado a discussão sobre a importância de incluir construtoras especializadas na fase de elaboração dos projetos de Capex, antes mesmo dos leilões.

"A antecipação da participação das construtoras permite que as concessionárias apresentem propostas mais robustas e viáveis, resultando em projetos que realmente atendem às demandas de segurança e eficiência", destaca Gabriel Kingma, Head Comercial da SEEL.

Essa visão foi amplamente discutida por Kingma em eventos importantes do setor.

Em junho, ele participou do II Summit Concessões de Rodovias, onde abordou "A Próxima Geração das Concessões Rodoviárias: Como Estar Preparado para os Novos Modelos de Contratos". Sua participação reforçou a necessidade de parcerias estratégicas entre concessionárias e construtoras desde a concepção dos projetos.

Em agosto, durante a Bienal das Rodovias, o executivo comentou sobre "Respostas aos Desafios Climáticos sobre a Infraestrutura Rodoviária Brasileira", enfatizando a urgência de aumentar a resiliência das rodovias para enfrentar as mudanças climáticas.

“Essa necessidade se alinha perfeitamente com a nova resolução da ANTT, que estabelece a obrigatoriedade de destinar, no mínimo, 1% da receita bruta das concessões para garantir a resiliência das infraestruturas”, diz.

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