Assessoria de Imprensa
16/04/2024 07h56 | Atualizada em 17/04/2024 13h42
A VLI já conta com o reforço de 168 novos vagões graneleiros no transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Os vagões foram adquiridos no ano passado junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um negócio com investimento de R$ 200 milhões, que envolve ainda três locomotivas para operação na região.
Segundo a empresa, os vagões Hopper HTT apresentam três diferenciais importantes, como redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.
Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno
...A VLI já conta com o reforço de 168 novos vagões graneleiros no transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Os vagões foram adquiridos no ano passado junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um negócio com investimento de R$ 200 milhões, que envolve ainda três locomotivas para operação na região.
Segundo a empresa, os vagões Hopper HTT apresentam três diferenciais importantes, como redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil.
Outro destaque é o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.
Além disso, as unidades novas possuem o sistema do truque Motion Control, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança, diz a VLI.
“A nova frota de vagões proporcionará o aumento da nossa capacidade de transporte e de atendimento aos produtores da região, ao mesmo passo em que seguimos com o foco constante em planejamento e excelência operacional, com o objetivo de somar ainda mais eficiência ao negócio dos nossos clientes”, afirma Alisson Ruas, gerente geral de Operações do Corredor Norte da VLI.
O Corredor Norte percorre os estados do Tocantins e do Maranhão pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a companhia opera por direito de passagem para chegar ao sistema portuário de São Luís.
O corredor conta, ainda, com três terminais integradores, instalados em Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão.
O aumento da capacidade de transporte também acompanha o crescimento dos volumes movimentados pela VLI ano a ano no Corredor Norte.
Em 2023, a companhia movimentou o volume recorde de 14,5 bilhões de TKU (toneladas por km útil) no trecho, contra 14,1 bilhões em 2022, recorde anterior.
No último ano, a companhia também registrou seu melhor resultado no Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas elevadas, contra 5,4 milhões em 2022.
22 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade