P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Mercado
Voltar

Mercado

MP abre caminho para o início das licitações para a Ferrogrão

Uma Medida Provisória (MP) publicada em 20 de dezembro no Diário Oficial da União abre caminho para que o governo federal dê início às licitações para a construção da ferrovia Ferrogrão - que deve ligar o município de Sinop (MT) até o distrito de Miritituba, em Itaituba (PA), com 933 quilômetros de extensão.

Valor Econômico

12/01/2017 00h00 | Atualizada em 12/01/2017 16h03


A ferrovia deve ter capacidade para escoar, em média, 35 milhões de toneladas de grãos por ano, da região Centro-Oeste até os portos do Norte do país. O projeto prevê o transporte das cargas de grãos de Sinop a Miritituba, de onde serão levadas pela hidrovia até os portos de Santarém, Barcarena, Itacoatiara e Santana do Amapá. Até chegar a Miritituba, a ferrovia deverá "subir" pela área de influência da BR-163.

A MP 758, publicada ontem, trata do domínio da faixa da BR-163 dentro do Parque do Jamanxim no Pará. O parque é área de preservação ambiental no Estado. Contudo, a faixa de domínio da BR-163 e seu entorno, que já existia na época da criação do parque, em

...

A ferrovia deve ter capacidade para escoar, em média, 35 milhões de toneladas de grãos por ano, da região Centro-Oeste até os portos do Norte do país. O projeto prevê o transporte das cargas de grãos de Sinop a Miritituba, de onde serão levadas pela hidrovia até os portos de Santarém, Barcarena, Itacoatiara e Santana do Amapá. Até chegar a Miritituba, a ferrovia deverá "subir" pela área de influência da BR-163.

A MP 758, publicada ontem, trata do domínio da faixa da BR-163 dentro do Parque do Jamanxim no Pará. O parque é área de preservação ambiental no Estado. Contudo, a faixa de domínio da BR-163 e seu entorno, que já existia na época da criação do parque, em fevereiro de 2006, não está incluída na área de preservação, que ocupa cerca de 860 mil hectares e abriga espécies ameaçadas de extinção, como onças-pintadas e ariranhas.

"O problema é que a lei de criação do parque nacional não delimitava o polígono da BR-163 dentro do parque", explicou Guilherme Quintella, controlador da Estação da Luz Participações (EDLP), ao Valor.

A Ferrogrão vem sendo estudada e desenhada desde 2012 pela cúpula no Brasil da Amaggi, Louis Dreyfus, Cargill, Bunge e ADM, como uma alternativa às opções atuais ao escoamento de grãos no país. Reunidas no "Projeto Pirarara", essas empresas trabalharam junto com a EDLP uma estrutura de negócios, dos detalhes técnicos ao acompanhamento político.

As tradings se dizem dispostas a financiar o empreendimento. Segundo Quintella, não deve haver recursos do governo no negócio. A previsão é que a construção da ferrovia demande investimentos da ordem de R$ 12,6 bilhões.

"A MP serviu para definir o polígono da BR-163 e afastar qualquer risco do projeto. Nós entregamos já todo o projeto para o governo, que deve dar início para o processo licitatório", afirmou o executivo.

As discussões em torno da construção da Ferrogrão ganharam força quando o projeto entrou na lista de concessões do governo Michel Temer planejadas para 2017. O projeto já havia sido incluído na última versão do PIL, programa similar da ex-presidente Dilma Rousseff.

Com o anúncio da MP, a previsão das tradings envolvidas é de que o edital com as licitações do projeto esteja pronto em maio do ano que vem, disse Quintella.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade