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MMX negocia Porto Sudeste com Trafigura e Mubadala

O acordo prevê uma lista de assuntos a ser negociados como parte da potencial transação. A MMX terá opção de adquirir participação acionária adicional na MMX Porto Sudeste de até 7,5%.

Valor

10/09/2013 14h04


O empresário Eike Batista celebrou hoje acordos preliminares com a Trafigura, trading de commodity holandesa, e a Mubadala Development Company, fundo de investimento de Abu Dhabi, em que a MMX negociará exclusivamente com as companhias pelas próximas quatro semanas um contrato definitivo com relação ao Porto Sudeste, terminal portuário de movimentação de minério de ferro, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

Com o contrato definitivo, Trafigura e Mubadala serão controladoras e operadoras do Porto Sudeste. As empresas devem emitir e subscrever novas ações da MMX Porto Sudeste pelo valor de US$ 400 milhões e vão assumir todas as dívidas bancárias da MMX Sudeste Mineração.

Dessa maneira, as companhias se tornarão titulare

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O empresário Eike Batista celebrou hoje acordos preliminares com a Trafigura, trading de commodity holandesa, e a Mubadala Development Company, fundo de investimento de Abu Dhabi, em que a MMX negociará exclusivamente com as companhias pelas próximas quatro semanas um contrato definitivo com relação ao Porto Sudeste, terminal portuário de movimentação de minério de ferro, localizado no Estado do Rio de Janeiro.

Com o contrato definitivo, Trafigura e Mubadala serão controladoras e operadoras do Porto Sudeste. As empresas devem emitir e subscrever novas ações da MMX Porto Sudeste pelo valor de US$ 400 milhões e vão assumir todas as dívidas bancárias da MMX Sudeste Mineração.

Dessa maneira, as companhias se tornarão titulares de 65% da participação acionária na MMX Porto Sudeste. A empresa terá recursos necessários para concluir o projeto do Superporto Sudeste e os negócios de mineração da MMX ficarão essencialmente livres de dívidas.

De acordo com os termos da potencial transação, MMX Porto Sudeste disponibilizará à MMX um volume de embarque portuário de 7 milhões de toneladas por ano. Adicionalmente, MMX deve ser beneficiária de uma opção para estender o volume de movimentação portuária para até 13 milhões de toneladas por ano. Esta opção poderá ser exercida, a qualquer momento, até 30 de junho de 2015. Caso o porto seja expandido, MMX terá o direito de aumentar o volume de sua movimentação.

O acordo prevê uma lista de assuntos a ser negociados como parte da potencial transação. A MMX terá opção de adquirir participação acionária adicional na MMX Porto Sudeste de até 7,5%.

“Estamos satisfeitos em explorar participação no porto Sudeste em conjunto com o Eike Batista e Mubadala Development Company, contribuindo com a nossa experiência global em trading e infraestrutura de logística, bem c omo expertise à indústria de mineração brasileira”, afirmou Claude Dauphin, presidente do conselho da Trafigura.

Eike Batista, disse, em comunicado, estar satisfeito em anunciar “uma aliança com um time de primeira classe, comprometido em explorar e participar no desenvolvimento de um projeto do Grupo EBX”.

O fechamento da transação depende ainda da assinatura de acordos definitivos entre as partes e, caso  sejam firmados, devem ser observadas outras condições, tais como aprovações societárias e regulatórias aplicáveis e a conclusão do processo de reestruturação de dívidas. “Não há nenhuma garantia de que o acordo irá resultar na assinatura de acordos definitivos ou na conclusão da potencial transação.”

 

 

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