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Mineração é essencial para renovação de ruas e rodovias, diz especialista

A brita é essencial para a construção de estradas e rodovias, pois permite uma superfície nivelada e estável que evita o afundamento do asfalto

Assessoria de Imprensa

18/10/2023 12h47 | Atualizada em 18/10/2023 17h38


O setor de mineração fornece matéria-prima para ruas, estradas e rodovias. É das pedreiras que vem o concreto, o asfalto e o cimento utilizados na construção e manutenção das principais vias de tráfego do país.

Mesmo sendo produtos de alta durabilidade, chega um momento em que este asfalto precisa ser trocado pelo desgaste

No caso do asfalto, o material pode precisar ser trocado a cada 5, 10 ou 20 anos, dependendo do que aconteceu sobre ele no período.

Bairros que cresceram muito rápido, por exemplo, extrapolaram o indicativo inicial de tráfego e, provavelmente, também precisam trocar sua base de asfalto.

“Uma avenida construída nos anos 80 não recebia o volume de tráfego que recebe atualmente”, explica Dhyan de Amorim, gestor da unidade de produção da De Amorim Mineradora, empresa de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

“Portanto, apenas trocar o asfalto não será suficiente. A solução que era perfeita hás anos precisa ser trocada para suportar o atual volume de veículos diários”, diz ele.

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O setor de mineração fornece matéria-prima para ruas, estradas e rodovias. É das pedreiras que vem o concreto, o asfalto e o cimento utilizados na construção e manutenção das principais vias de tráfego do país.

Mesmo sendo produtos de alta durabilidade, chega um momento em que este asfalto precisa ser trocado pelo desgaste

No caso do asfalto, o material pode precisar ser trocado a cada 5, 10 ou 20 anos, dependendo do que aconteceu sobre ele no período.

Bairros que cresceram muito rápido, por exemplo, extrapolaram o indicativo inicial de tráfego e, provavelmente, também precisam trocar sua base de asfalto.

“Uma avenida construída nos anos 80 não recebia o volume de tráfego que recebe atualmente”, explica Dhyan de Amorim, gestor da unidade de produção da De Amorim Mineradora, empresa de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

“Portanto, apenas trocar o asfalto não será suficiente. A solução que era perfeita hás anos precisa ser trocada para suportar o atual volume de veículos diários”, diz ele.

A pedra brita é essencial para a construção de estradas e rodovias, pois fornece a base para o asfalto, criando uma superfície nivelada e estável que evita o afundamento do asfalto.

Sem uma camada robusta como base, surgem buracos e rachaduras no asfalto novo.

Conforme a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), cada quilômetro de estrada pavimentada consome, em média, 10 mil toneladas de agregados como a brita, material granular feito de fragmentos de rochas.

“Quando há uma obra de troca de asfalto, a pedra brita é, de fato, o principal material, não apenas pela estabilidade do terreno, mas por melhorar a drenagem da água”, observa a Anepac.

"Pouca gente sabe disso, mas é essa camada mais profunda evita que o pavimento fique alagado em dias de muita chuva”, conclui.

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