Assessoria de Imprensa
09/10/2024 13h25
Escrito pelo engenheiro Yannis Calapodopulos, o livro “O método não destrutivo (MND) na Engenharia Brasileira” (All Print Editora, 2023) aborda o diferencial dessa tecnologia em comparação ao método tradicional (cut and cover) e seu papel no desenvolvimento da região metropolitana de São Paulo, seja na expansão da rede de saneamento como em linhas de metrô.
O Método Não Destrutivo (MND) (da expressão original em inglês trenchless technology) corresponde a um modo de inserir infraestrutura subterrânea (em especial, em áreas urbanas já consolidadas) com o menor corte possível de solo/asfalto, colaborando
...Escrito pelo engenheiro Yannis Calapodopulos, o livro “O método não destrutivo (MND) na Engenharia Brasileira” (All Print Editora, 2023) aborda o diferencial dessa tecnologia em comparação ao método tradicional (cut and cover) e seu papel no desenvolvimento da região metropolitana de São Paulo, seja na expansão da rede de saneamento como em linhas de metrô.
O Método Não Destrutivo (MND) (da expressão original em inglês trenchless technology) corresponde a um modo de inserir infraestrutura subterrânea (em especial, em áreas urbanas já consolidadas) com o menor corte possível de solo/asfalto, colaborando em diversos estágios para a preservação do meio ambiente.
A obra foca o avanço da tecnologia com base em estudos ingleses para despoluição do Rio Tâmisa e na utilização de equipamentos alemães, americanos e ingleses, refletindo como esse know-how foi difundido em construtoras brasileiras desde a década de 70 até os dias atuais.
O objetivo é evidenciar o MND como técnica dinâmica, com menor uso de equipamentos, recursos naturais e interdição de vias, colaborando com o processo sustentável de implantação de infraestruturas em áreas urbanas já consolidadas.
Tendo como pano de fundo a criação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesb), em 1973, o livro descreve as questões relacionadas à solução integrada para intercepção, afastamento, tratamento e disposição dos esgotos da Região Metropolitana de São Paulo através das metas do Plano Diretor Sanegran, assim como o início de projetos visando a despoluição dos rios da cidade e da Grande São Paulo.
Nesse contexto, aborda os projetos iniciais do metrô paulistano e a introdução dos túneis mecanizados no Brasil, assim como a importação de equipamentos do exterior e a especialização da mão-de-obra, descrevendo a busca por soluções tecnológicas para o trabalho no subsolo.
O trabalho descreve o respaldo da atividade por ensaios de geotecnia e mecânica dos solos, especialmente no que tange ao trabalho com ar comprimido, a utilização dos chamados “anéis expansivos” para contenção do solo, a introdução de métodos como pipe jacking e a criação dos primeiros equipamentos shield desenvolvidos no país (Lomec, Seerflex e Unideustch).
A obra apresenta ainda uma descrição detalhada da atuação de empresas no desenvolvimento tecnológico do MND e sua experiência em obras junto à Sabesp.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade