Mercado
Assessoria de Imprensa
17/12/2015 05h22
Uma das principais empresas de engenharia consultiva da América Latina para os mercados de energia e infraestrutura, a Leme Engenharia completa neste mês 5 cinco décadas com o desafio de manter seu ritmo de crescimento em meio a um contexto econômico adverso. Para isso, aposta na diversificação de serviços, setores e países onde atua.
A LEME Engenharia iniciou suas atividades em 1965, quando seus primeiros representantes integraram o consórcio responsável pela elaboração dos projetos e supervisão das obras da usina hidrelétrica Mascarenhas, no Espírito Santo. Em 1968, inaugurou seu escritório em Belo Horizonte, cidade onde mantém sua sede. Naquele ano, foi contratada pela Cemig para realizar o projeto da usina hidrelétrica Volta
...Uma das principais empresas de engenharia consultiva da América Latina para os mercados de energia e infraestrutura, a Leme Engenharia completa neste mês 5 cinco décadas com o desafio de manter seu ritmo de crescimento em meio a um contexto econômico adverso. Para isso, aposta na diversificação de serviços, setores e países onde atua.
A LEME Engenharia iniciou suas atividades em 1965, quando seus primeiros representantes integraram o consórcio responsável pela elaboração dos projetos e supervisão das obras da usina hidrelétrica Mascarenhas, no Espírito Santo. Em 1968, inaugurou seu escritório em Belo Horizonte, cidade onde mantém sua sede. Naquele ano, foi contratada pela Cemig para realizar o projeto da usina hidrelétrica Volta Grande (437MW) e, na sequência, os estudos de viabilidade da usina hidrelétrica São Simão (1.710 MW), tendo sido responsável também pelos projetos das subestações do sistema de transmissão desta usina.
No decorrer das décadas, a empresa se tornou referência em projetos hidrelétricos e sistemas elétricos para transmissão e distribuição de energia. “Estudamos e projetamos mais de 50 aproveitamentos hidrelétricos, 24.000 km de linhas de transmissão e 70 subestações de extra-alta tensão”, destaca o presidente da empresa, Cláudio Maia.
A Leme Engenharia participou também de inúmeros projetos de saneamento de grande relevância e impacto social, como o de macrodrenagem da bacia do Una, em Belém, que beneficiou cerca de 600 mil pessoas com melhorias nas redes de abastecimento de água e esgoto, drenagem urbana, pavimentação de ruas, coleta de lixo e novas habitações.
Em 2000, a Leme Engenharia foi adquirida pelo grupo francês Engie (ex-GDF SUEZ). Quatro anos depois, iniciou seu processo de expansão para outros países latino-americanos, a partir da conquista do projeto da usina hidrelétrica Paute Mazar (160MW), no Equador.
Nos últimos anos, a empresa experimentou vigoroso crescimento. Inaugurou escritórios no Brasil, Chile, Panamá e Peru; incorporou e adquiriu empresas; passou a oferecer novos serviços, como o de engenharia do proprietário e meio ambiente; e expandiu suas operações para novos setores, entre eles o de geração térmica e energias renováveis.
A Leme Engenharia encerrou 2014 com um faturamento na América Latina de R$ 265 milhões e importantes projetos e estudos em carteira, como as usinas hidrelétricas Jirau (3.750MW) e Belo Monte (11.233MW), no Brasil; Sopladora (487MW) e Toachi Pilatón (254MW), no Equador; Alto Maipo (531MW), no Chile; Quitaracsa (112MW), no Peru; e Bajo Frio (57MW), no Panamá.
No Brasil, participa ainda da construção da primeira linha de ultra-alta tensão em corrente contínua das Américas, o Linhão de Belo Monte, com ± 800kV e 2.084km de extensão; e de vários complexos eólicos na região nordeste; além de obras de saneamento e drenagem urbana em Minas Gerais e Pará.
A estratégia de diversificação permanece como um dos principais motores de crescimento da empresa. “No Brasil, queremos ampliar nossa atuação para projetos de ferrovias, mobilidade urbana, portos e aeroportos. Estamos atentos também para o potencial de crescimento do setor de gás. Fora do Brasil, o foco permanecerá em projetos de energia. Desde o início desse ano, estamos buscando uma participação em países onde ainda não atuamos, como Colômbia e Bolívia”, finaliza Maia, confiante no sucesso dos próximos 50 anos da empresa.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade