Assessoria de Imprensa
13/03/2024 09h10 | Atualizada em 14/03/2024 08h35
Instituições de pesquisa, órgãos públicos, cooperativas e produtores rurais, entre outras entidades do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul, participaram na terça-feira (12) do lançamento da nova iniciativa da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que vai selecionar startups para desenvolver soluções em ESG voltadas à agroindústria e à agricultura familiar nessas regiões.
Na primeira etapa, será criado um comitê técnico composto por instituições que terão como objetivo apresentar as principais demandas do setor.
Essas informações vão e
...Instituições de pesquisa, órgãos públicos, cooperativas e produtores rurais, entre outras entidades do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul, participaram na terça-feira (12) do lançamento da nova iniciativa da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que vai selecionar startups para desenvolver soluções em ESG voltadas à agroindústria e à agricultura familiar nessas regiões.
Na primeira etapa, será criado um comitê técnico composto por instituições que terão como objetivo apresentar as principais demandas do setor.
Essas informações vão embasar a elaboração de um edital para a seleção de startups de todo o país para o desenvolvimento de soluções às demandas mapeadas.
O comitê também ficará responsável pela seleção dos desafios que irão compor o edital e, posteriormente, pela validação das soluções desenvolvidas.
A Itaipu fará um aporte de cerca de R$ 2 milhões para o desenvolvimento das soluções.
"É fundamental termos o entendimento da importância da inovação e da tecnologia e sobre como podemos utilizar ferramentas que resolvam as situações e os problemas que temos no território”, ressaltou o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni.
Entre as oportunidades previamente mapeadas pelo projeto estão soluções voltadas à transição energética, aumento da eficiência hídrica e reúso da água, aumento da capacidade adaptativa da agricultura às mudanças climáticas, promoção de melhorias na gestão da produção e aprimoramento da gestão de resíduos sólidos.
“O mercado financeiro global está de olho na agenda ESG e, por isso, queremos incentivar a adequação por meio da inovação a boas práticas nos pilares ambiental, social e de governança, para que desde pequenos produtores e cooperativas até grandes produtores possam aproveitar essa oportunidade”, destacou o diretor de Negócios e Empreendedorismo do PTI, Eduardo de Miranda.
23 de janeiro 2025
23 de janeiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade