Assessoria de Imprensa
22/12/2021 11h00 | Atualizada em 22/12/2021 11h12
Líderes e tomadores de decisão têm cada vez mais consciência da necessidade de amadurecer as tecnologias de automação de seus negócios, dando corpo à Indústria 4.0 e abrindo caminho para a 5.0, que presa por uma abordagem muito mais humana do processo produtivo.
“Ao contrário da Indústria 4.0, cujo foco eram as máquinas, a Indústria 5.0 traz trabalhadores de volta ao centro, capacitando-os com tecnologia para otimizar fluxos de trabalho”, analisa Vanderlei Ferreira, vice-presidente da Zebra Technologies no Brasil.
É exatamente essa a tendência apontada por estudo da Zebra que indica que 73% dos tomadores d
...Líderes e tomadores de decisão têm cada vez mais consciência da necessidade de amadurecer as tecnologias de automação de seus negócios, dando corpo à Indústria 4.0 e abrindo caminho para a 5.0, que presa por uma abordagem muito mais humana do processo produtivo.
“Ao contrário da Indústria 4.0, cujo foco eram as máquinas, a Indústria 5.0 traz trabalhadores de volta ao centro, capacitando-os com tecnologia para otimizar fluxos de trabalho”, analisa Vanderlei Ferreira, vice-presidente da Zebra Technologies no Brasil.
É exatamente essa a tendência apontada por estudo da Zebra que indica que 73% dos tomadores de decisão acreditam que suas fábricas e centros de distribuição encontram o equilíbrio ideal ao adotar um mix de trabalhadores e tecnologia, ganhando eficiência ao equipar os times com soluções móveis.
Para o executivo da Zebra, a tendência para os próximos anos é do fortalecimento de algumas características da indústria 4.0 – como a reprodução do mundo físico no digital – por meio de tecnologias avançadas do mundo 5.0 – como dispositivos corporativos móveis, sensores de temperatura, visão artificial e códigos RFID.
Tais soluções possibilitam visibilidade total da operação, trazendo as informações do mundo real para o on-line e dando aos tomadores de decisão a capacidade de gerenciar com base em dados.
Dessa maneira, aumentar a visibilidade e a capacidade de resposta permite que as empresas se concentrem melhor na evolução para a próxima fase, de maneira fluída.
“Além de ser mais humanizada, a indústria 5.0 também presa por resiliência e sustentabilidade, evoluindo as metas do setor para além da eficiência e produtividade”, conclui o executivo.
Com tecnologias já disponíveis e acessíveis, a transição da indústria 4.0 para a 5.0 está nas mãos dos tomadores de decisão.
“O desafio para eles é encontrar pontos de alto valor onde possam implantar soluções transversais aos negócios, que agreguem valor operacional e otimizem a rentabilidade da empresa rapidamente. A boa notícia é que a maioria dos executivos do setor concorda que a inteligência e a visibilidade obtidas com o uso de soluções 5.0 melhoram a tomada de decisões em todos os níveis”, conclui Ferreira.
19 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade