Mercado
Assessoria de Imprensa
20/09/2012 10h16
Atualmente, a construção civil brasileira está caracterizada pela necessidade de industrialização de seus processos, especialmente, em termos de qualidade e produtividade. Outro aspecto importante que vem, cada vez mais, sendo priorizado por esse segmento refere-se à sustentabilidade e ao desempenho ambiental desses sistemas.
“O que se espera é que, por meio da inovação tecnológica, os processos construtivos possam atender essa necessidade de industrialização com melhor desempenho ambiental, em relação aos critérios de sustentabilidade conhecidos”, afirma o professor José Joaquim Ferreira do Amaral, diretor de Certificação da Fundação Vanzolini.
Os projetos arquitetônicos e de engenharia podem ser mais sustentáveis de aco
...Atualmente, a construção civil brasileira está caracterizada pela necessidade de industrialização de seus processos, especialmente, em termos de qualidade e produtividade. Outro aspecto importante que vem, cada vez mais, sendo priorizado por esse segmento refere-se à sustentabilidade e ao desempenho ambiental desses sistemas.
“O que se espera é que, por meio da inovação tecnológica, os processos construtivos possam atender essa necessidade de industrialização com melhor desempenho ambiental, em relação aos critérios de sustentabilidade conhecidos”, afirma o professor José Joaquim Ferreira do Amaral, diretor de Certificação da Fundação Vanzolini.
Os projetos arquitetônicos e de engenharia podem ser mais sustentáveis de acordo com os seguintes critérios: menor consumo de recursos naturais, água e energia; menor geração de resíduos e emissão de carbono no seu ciclo de vida; mais conforto para o usuário; menores impactos à saúde humana, ao meio ambiente e à vizinhança; maior conteúdo reciclado e mais facilidade de desmonte e reciclagem no final da vida útil do empreendimento; mais facilidade de manutenção; durabilidade compatível com a vida útil do empreendimento; conformidade em relação às normas técnicas e regulamentações aplicáveis; e uso da cadeia formal de fornecimento de materiais, sistemas e processos construtivos e serviços.
De acordo com Amaral, a área de construção sustentável vem crescendo porque os empreendedores perceberam que, cada vez mais, os clientes preocupam-se em adquirir um imóvel sustentável, que realmente proporcione boas condições de conforto e saúde, baixo custo operacional e manutenção do valor patrimonial.
Um dos números que reforçam esse posicionamento é que 69 empreendimentos, sendo 64 edifícios, um loteamento habitacional, dois parques tecnológicos, e um conjunto de 80 casas populares, de oito estados brasileiros Bahia, Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo estão certificados com o Processo AQUA, concedida pela Fundação Vanzolini. “O Processo AQUA, de modo sistemático e rigoroso, verifica se os objetivos de desempenho são atingidos, por meio de auditorias presenciais nas etapas-chave do empreendimento: Programa, Concepção e Realização”, explica Amaral, que será um dos palestrantes do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura, a ser realizado no dia 30 de outubro, no Centro Fecomércio de Eventos (SP).
Em sua apresentação, além de detalhar como funciona a certificação Processo AQUA, Amaral também mostrará por que cada vez mais importantes empreendedores da construção civil, do setor público e privado, solicitam essa certificação. O III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação é direcionado a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção e das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial www.sobratemaforum.com.br. As vagas são limitadas.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade