Mercado
Assessoria de Imprensa
14/09/2012 14h21 | Atualizada em 14/09/2012 18h41
A competitividade das empresas brasileiras passa por desafios diários com a entrada de novos competidores que enxergam no País uma oportunidade de conquistar uma parte de um mercado emergente e em ascensão. Para combater essa concorrência internacional, uma das ferramentas que as companhias nacionais podem e devem usar é a inovação tecnológica.
“A inovação é um atributo que depende, exclusivamente, da excelência das pessoas, por isso recomendo que as empresas dediquem-se radicalmente à gestão de pessoas”, afirma o consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig. “A Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo porque colocou seus funcionários em primeiro plano, afina
...A competitividade das empresas brasileiras passa por desafios diários com a entrada de novos competidores que enxergam no País uma oportunidade de conquistar uma parte de um mercado emergente e em ascensão. Para combater essa concorrência internacional, uma das ferramentas que as companhias nacionais podem e devem usar é a inovação tecnológica.
“A inovação é um atributo que depende, exclusivamente, da excelência das pessoas, por isso recomendo que as empresas dediquem-se radicalmente à gestão de pessoas”, afirma o consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig. “A Apple tornou-se a empresa mais valiosa do mundo porque colocou seus funcionários em primeiro plano, afinal quem criou e desenvolveu os smartphones, tablets e computadores inovadores foram eles”, exemplifica.
No setor da infraestrutura, Ludwig lembra que a maioria das construtoras brasileiras tem em seus quadros engenheiros e profissionais qualificados, que são reconhecidos tanto no Brasil e no exterior. “Isso significa que precisamos melhorar a gestão dessas pessoas”, explica.
O Brasil tem empresas extremamente competitivas e reconhecidas, como o caso da Embraer, que está entre as melhores do mundo. No entanto, há ainda uma parte delas que não é competitiva. “Hoje, uma das justificativas para a baixa competitividade está na pressão dos produtos baratos provenientes da China. Porém, em alguns casos, o problema não é somente o preço, e sim a qualidade dos produtos brasileiros que, em certos segmentos, como o de serviços, vêm caindo nos últimos anos”, avalia Ludwig.
Nesse sentido, a inovação acaba sendo essencial e as empresas brasileiras estão, cada vez mais, sintonizadas com as principais tecnologias existentes no mundo. “O que os empresários em geral, inclusive os que atuam na área de infraestrutura, devem fazer é usar a inovação para agregar qualidade aos produtos e processos, de maneira a atender, da melhor maneira possível, as necessidades de seu cliente, do usuário e do cidadão”, recomenda Ludwig, que será um dos palestrantes do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura, a ser realizado no dia 30 de outubro, no Centro Fecomércio de Eventos (SP).
Em sua apresentação, Ludwig também falará sobre questões relacionadas às estratégias, excelência e talento, que são fatores que influenciam diretamente a competitividade de uma empresa. O III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação é direcionado a todos os profissionais da cadeia produtiva da construção e das áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial www.sobratemaforum.com.br. As vagas são limitadas.
Serviço:
III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação
Data: 30 de outubro de 2012
Horário: 8h às 18h
Local: Fecomércio – Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo São Paulo/SP
Inscrições e Informações: www.sobratemaforum.com.br
Sobre a SOBRATEMA
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, desde a sua fundação, em 1988, hoje com 1.131 membros associados, se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações ao mercado e, por meio do Instituto Opus, promove a formação, especialização e atualização de profissionais dos setores de construção e mineração.
A entidade é idealizadora e organizadora da M&T Expo, maior e mais importante feira latino-americana de equipamentos para construção e mineração, da Construction Expo, que oferece soluções para edificações e obras de infraestrutura, e da M&T Peças e Serviços, todas realizadas sequencialmente a cada três anos. Lançou recentemente o Canal CHN – Construção Hoje Notícias, com boletins diários e programas quinzenais. Na área de publicações, edita, regularmente, livros técnicos, anualmente, o Anuário Brasileiro de Equipamentos para Construção e, mensalmente, as revistas M&T – Manutenção e Tecnologia e Grandes Construções. Disponibiliza, ainda, na área de Inteligência de Mercado, um conjunto de estudos e pesquisas com foco nas áreas de construção e mineração. Além disso, organiza eventos especializados: Sobratema Congresso, Sobratema Workshop, Sobratema Fórum e as Missões Técnicas, que levam profissionais para as mais importantes feiras internacionais dos setores da construção e da mineração.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade