AM Post
14/02/2024 12h38 | Atualizada em 14/02/2024 12h38
O Brasil está prestes a testemunhar uma série de leilões de concessões hidroviárias que têm o potencial de movimentar cerca de R$ 4 bilhões até 2026.
Com a intenção de fortalecer o modal de transporte de cargas e passageiros pelas águas fluviais do país, o governo planeja realizar pelo menos 5 certames nos próximos anos.
Uma das principais metas da gestão de Silvio Costa Filho à frente do Ministério de Portos e Aeroportos é aumentar a participação das hidrovias no escoamento da produção agrícola brasileira. Além dos leilões, o governo também se pr
...O Brasil está prestes a testemunhar uma série de leilões de concessões hidroviárias que têm o potencial de movimentar cerca de R$ 4 bilhões até 2026.
Com a intenção de fortalecer o modal de transporte de cargas e passageiros pelas águas fluviais do país, o governo planeja realizar pelo menos 5 certames nos próximos anos.
Uma das principais metas da gestão de Silvio Costa Filho à frente do Ministério de Portos e Aeroportos é aumentar a participação das hidrovias no escoamento da produção agrícola brasileira. Além dos leilões, o governo também se prepara para lançar projetos destinados a destravar novos investimentos e simplificar procedimentos.
O primeiro edital de concessão hidroviária está programado para ser publicado em dezembro deste ano e se refere à Hidrovia do Madeira, abrangendo partes dos Estados do Amazonas e de Rondônia. Outros dois projetos devem ser encaminhados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) até o final de 2024.
O modelo para concessão do canal da Barra Norte, no Amazonas, ainda está em fase de análise. A expansão da Hidrovia do Tocantins também está sob avaliação, com a confirmação de que os recursos provenientes da privatização da Eletrobras serão direcionados para o empreendimento.
Além das concessões, o governo planeja lançar neste ano o programa Navegue Simples e a BR dos Rios. O primeiro busca reduzir o prazo para concessão de terminais de uso privado de 3 anos para até 8 meses, enquanto o segundo, previsto para novembro de 2024, promoverá incentivos para o transporte de cargas nos rios brasileiros.
Outra medida em vista é a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias, que deve ser implementada ainda no primeiro semestre deste ano.
22 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade