O Globo
27/05/2024 10h57 | Atualizada em 28/05/2024 13h26
O governo de São Paulo anunciou na semana passada que qualificou quatro novos projetos de mobilidade urbana como parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI). Juntas, as iniciativas, que incluem dois trens intercidades e dois VLTs, têm potencial de levantar R$ 60 bilhões em investimentos.
Recentemente foi aprovada a contratação de estudos para dois novos Trens Intercidades (TIC), um ligando a capital paulista até São José dos Campos, e o outro que fará o trajeto de São Paulo até Santos, no litoral.
O governo também aprovou o início dos estudos para PPIs em dois novos VLTs (veículo leve sobre trilho). Um
...O governo de São Paulo anunciou na semana passada que qualificou quatro novos projetos de mobilidade urbana como parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI). Juntas, as iniciativas, que incluem dois trens intercidades e dois VLTs, têm potencial de levantar R$ 60 bilhões em investimentos.
Recentemente foi aprovada a contratação de estudos para dois novos Trens Intercidades (TIC), um ligando a capital paulista até São José dos Campos, e o outro que fará o trajeto de São Paulo até Santos, no litoral.
O governo também aprovou o início dos estudos para PPIs em dois novos VLTs (veículo leve sobre trilho). Um deles é o VLT Campinas-Hortolândia-Sumaré, que dará acesso ao Aeroporto Viracopos. O outro ligará Sorocaba até Iperó, município vizinho.
A projeção é que o trem até Santos envolva aportes de R$ 15 bilhões. A ideia é que o percurso seja feito em uma hora e meia. Já o TIC entre São Paulo e São José dos Campos tem custo previsto de R$ 6 bilhões. O trajeto de 130 quilômetros deverá ser percorrido em 75 minutos.
No caso do VLT entre Campinas, Hortolândia e Sumaré, o projeto envolve dois ramais ferroviários. O primeiro fará a ligação entre os três municípios. O segundo ramal vai realizar o deslocamento entre o centro de Campinas e o Aeroporto de Viracopos.
Já para o VLT de Sorocaba, o trajeto deve percorrer 25 quilômetros até o município vizinho de Iperó. A linha prevê uma interligação com o TIC Eixo Oeste, projeto que está em fase de estudos e que irá conectar São Paulo e Sorocaba.
A reunião do dia 23 de maio marcou a primeira etapa dos projetos. Depois disso, o próximo passo é a contratação de estudos a serem realizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que deve ser feito nos próximos meses. A previsão é que os estudos sejam concluídos em 2026.
O governo ainda vai definir qual exatamente será o trajeto, o modelo das composições e também as linhas, em São Paulo, com as quais os trens intercidades serão integrados.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, três opções de ligação da capital até Santos estão em estudo.
Ele acrescentou que o governo ainda irá realizar o cronograma dos projetos para viabilizar a entrada de parceiros privados, mas admitiu que há um desafio do mercado em suportar a demanda pelos investimentos.
O primeiro projeto de Trem Intercidades de São Paulo é o que ligará Campinas até a capital. O modal foi licitado em fevereiro, e quem levou a concessão foi o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que é formado pela Comporte Participações junto com a chinesa CRRC Sifang. O governo estima que a operação comece em 2031.
18 de dezembro 2024
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