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FPT Industrial recebe prêmio

Empresa tem criado aplicativos para facilitar operações

Assessoria de Imprensa

22/05/2014 08h23 | Atualizada em 22/05/2014 20h40


A FPT Industrial recebeu oficialmente o prêmio DIESEL OF THE YEAR® 2014 da Diesel Magazine por suas recentes ofertas de aplicativos de alta potência, entregues pelo motor Cursor 16, na SaMoTer, exposição de maquinários de construção e remoção de terra realizada em Verona, na Itália, no início de maio. O vice-presidente de Vendas da FPT Industrial, Massimo Rubatto, e o editor-chefe da Diesel Magazine, Fabio Butturi, apresentaram o motor na exposição trienal.

“Receber o DIESEL OF THE YEAR® é uma conquista fantástica para todos os envolvidos no desenvolvimento deste motor e de suas tecnologias, com origem na herança de excelência e inovação da FPT Industrial”, di

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A FPT Industrial recebeu oficialmente o prêmio DIESEL OF THE YEAR® 2014 da Diesel Magazine por suas recentes ofertas de aplicativos de alta potência, entregues pelo motor Cursor 16, na SaMoTer, exposição de maquinários de construção e remoção de terra realizada em Verona, na Itália, no início de maio. O vice-presidente de Vendas da FPT Industrial, Massimo Rubatto, e o editor-chefe da Diesel Magazine, Fabio Butturi, apresentaram o motor na exposição trienal.

“Receber o DIESEL OF THE YEAR® é uma conquista fantástica para todos os envolvidos no desenvolvimento deste motor e de suas tecnologias, com origem na herança de excelência e inovação da FPT Industrial”, diz Rubatto, da FPT Industrial. “Estamos honrados em poder exibir o motor ao público pela primeira vez”, falou o executivo.

“De vez em quanto, há um grande salto no desenvolvimento e performance de motores; a FPT Industrial conseguiu isso com o Cursor 16 e a Diesel Magazine tem o prazer de participar do lançamento do produto no mercado”, comentou Butturi, da Diesel Magazine. “O Cursor 16 é um merecido vencedor deste prêmio tão prestigiado”, salientou o editor-chefe.

A FPT Industrial é a única fornecedora de motores a receber duas vezes o DIESEL OF THE YEAR®. A primeira vez foi em 2008, por seu motor F5 de 3,2 litros, que atualmente equipa maquinários agrícolas para empresas como Carraro, Case IH e New Holland.

O novo Cursor 16 oferece o melhor desempenho em potência e densidade de torque, potência nominal e máxima, além de melhores intervalos de serviços, em um design compacto que o caracteriza como um dos menores motores em sua categoria. Adequado para os setores de construção, agricultura e aplicações de geração de energia, entre outros, o motor de 16 litros fornece uma performance de 18 litros em uma embalagem de 13 litros. Com tecnologia comprovada, representa o maior nível de sucesso na família Cursor Series, renomada por sua confiabilidade e flexibilidade.

O motor de seis cilindros com 15,9 litros estará disponível em duas versões: turbo de único estágio e turbo de estágio duplo. O novo motor possui uma melhor performance e durabilidade, projetado para suportar aplicações de cargas pesadas, com a versão de segundo estágio oferecendo uma vantagem econômica de consumo de combustível em operações com cargas altas.

Enquanto atende os regulamentos de emissão Tier 4B e de Estágio IV, o motor, com suas quatro válvulas por cilindro, entrega até 570 kW (764 cv), com torque máximo de 3.320 Nm a 1.500 rpm em sua versão de estágio único, e até 630 kW (845 cv), com torque máximo de 3.500 Nm a 1.400 rpm em sua versão de estágio duplo. O Cursor 16 é o primeiro motor da FPT Industrial a adotar uma cabeça de cilindro Compact Graphite Iron (CGI). Este material de alta performance fornece uma grande resistência térmica e mecânica.

Para ser produzido na fábrica da FPT Industrial em Bourbon-Lancy, na França, o motor Cursor 16 foi codesenvolvido pelas equipes de Pesquisa e Desenvolvimento da FPT Industrial em Arbon, na Suiça, e Turim, na Itália. A combustão é otimizada pelo uso de pistões de aço, criando uma alta pressão pico de cilindro, resultando em alta densidade de potência e baixa produção de Matéria Particulada (MP).

A otimização da combustão é ainda maior com a bacia de combustão de dupla re-entrada desenvolvida pela FPT: dois vórtices turbulentos diferentes dentro da bacia permitem um controle preciso da mistura de combustível e ar, para maximizar a performance e minimizar as emissões, ao mesmo tempo em que garante a ausência de combustível residual no revestimento do cilindro. O motor possui um sistema Common Rail de terceira geração, de até 2.200 bar sob cobertura, permitindo um controle preciso do processo de injeção.  Ao mesmo tempo, o carregador turbo (com rolamentos em esferas com portão de resíduos) do Cursor 16 aumenta ainda mais a eficiência do motor.

A tecnologia patenteada da FPT Industrial de Redução Catalítica Seletiva de Alta Eficiência (High Efficiency Selective Catalytic Reduction - HI-eSCR, na sigla em inglês) também é utilizada no Cursor 16. Desenvolvido internamente para atender as rigorosas normas de emissão de Estágio IV/Tier 4 Final e Euro VI, o sistema reduz as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em mais de 95%. Sem um sistema de pós-tratamento de MP (Material Particulado), e o alto potencial de entrega de potência sem um sistema de manuseio de ar obrigatório, o sistema HI-eSCR aumenta a confiabilidade e diminui os custos de manutenção, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais durante todo o ciclo de vida do produto. O sistema compacto permite a otimização de espaço e minimiza o impacto do peso devido aos seus componentes integrados.

Além de suas melhorias de potência e eficiência, foi obtida uma redução de ruído e vibração através do uso de um sistema temporizador com sistema de engrenagens traseiro.

Especificações do Cursor 16

Cursor 16 15,9 – WG

Arquitetura: Motor em linha de 6 cilindros

Injeção – pressão (bar): Common Rail (até 2.200 bar)

Ingestão: WG

Válvulas por cilindro: 4

Deslocamento (l): 15,9

Deslocamento unitário (l): 2,65

Arcos por tempo (mm): 141 x 170

Relação tempo/arco: 1,21

Taxa de compressão: 16,5:1

Faixa de potência (kW nominal): 480-515-570 (647-691-764 cv)

Faixa de potência (kW pico): 480-515-570 (647-691-764 cv)

Torque máximo (Nm @rpm): 2.990 (3.320 somente para 570 kW) @1.500

Peso seco (kg): 1.320

Intervalo de serviço: 600h

Dimensões (mm) C / L / A: 1.378 / 951 / 1.326

Cursor 16 15,9 – 2stT

Arquitetura: Motor em linha de 6 cilindros

Injeção – pressão (bar): Common Rail (até 2.200 bar)

Ingestão: 2stT

Válvulas por cilindro: 4

Deslocamento (l): 15,9

Deslocamento unitário (l): 2,65

Arcos por tempo (mm): 141 x 170

Relação tempo/arco: 1,21

Taxa de compressão: 15,5:1

Faixa de potência (kW nominal): 520-600 (697-805 cv)

Faixa de potência (kW pico): 540-630 (724-845 cv)

Torque máx. (Nm @rpm): 3.500 @ 1.400

Peso seco (kg): 1.450

Intervalo de serviço: 600h

Dimensões (mm) C / L /A: 1.378 / 1.010 / 1.326.

 

 

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