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Ford apresenta caminhão semiautônomo no maior salão de veículos comerciais da américa latina

19/10/2017 09h19 | Atualizada em 19/10/2017 16h22


A Ford apresentou, durante a Fenatran, o Cargo Connect, um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade. Para atender a dois fatores importantes no transporte – a segurança veicular e a produtividade –, esse veículo foi mostrado como um lançamento previsto para os próximos anos e aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.

O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um prot

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A Ford apresentou, durante a Fenatran, o Cargo Connect, um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade. Para atender a dois fatores importantes no transporte – a segurança veicular e a produtividade –, esse veículo foi mostrado como um lançamento previsto para os próximos anos e aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.

O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8x2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.

Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.

Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.

Linha completa

Os caminhões expostos na Fenatran são representados pelos modelos leves Cargo 816 e Cargo 1119, o médio Cargo 1519, os pesados Cargo 2429 Torqshift e Cargo 1933 Torqshift e o extrapesado Cargo 2842. Os modelos vocacionais, desenvolvidos para aplicações especiais, são o Cargo 1723 Torqshift com autotanque de gás, o Cargo 2629 6x4 betoneira, o Cargo 2429 6x2 Torqshift para bebidas e o Cargo 1723 8x2 Torqshift Kolector, com compactador de resíduos – o primeiro do mercado nessa configuração de tração com transmissão automatizada. A Série F é representada pelo F-4000 4x4 ambulância para acesso a áreas remotas.

Na área de modelos especiais, além do Cargo Connect, desenvolvido no Brasil, destaca-se o F-450 Super Duty, produzido nos Estados Unidos, exibido como veículo de demonstração e exemplo da abrangência da linha global da marca. Uma instalação de realidade aumentada no estande permite aos visitantes experimentar virtualmente as novas tecnologias dos veículos, com apoio de um telão de LED de última geração.

F-450 Super Duty “show truck”

O caminhão F-450 Super Duty, produzido nos EUA, é um exemplo da abrangência da tradicional Ford Série F, linha de veículos comerciais campeã de vendas na América do Norte e pioneira no Brasil. Como indica o nome em inglês, o veículo é destinado a serviço pesado, com chassi de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar. Com motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, que gera mais de 440 cavalos, tem capacidade de tração de mais de 14.700 kg.

Seus recursos de segurança incluem sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam principalmente o engate de trailer. Também é equipado com piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento remoto da caçamba. Na versão chassi-cabine, pode receber implementos como, por exemplo, guindaste para manutenção de redes elétricas.

Boné Alerta

O Boné Alerta, criado no Brasil, é um exemplo de inovação da Ford Caminhões com foco na segurança nas estradas e bem-estar dos caminhoneiros. Com aparência de um boné comum, ele tem recursos inteligentes que ajudam o caminhoneiro a dirigir com mais segurança, alertando aos primeiros sinais de sono no volante.

Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência, para o motorista fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem.  ,Ainda em fase de protótipo, o Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado.

SUCESSO NOS ESTADOS UNIDOS, O F-450 SUPER DUTY É ATRAÇÃO DA FORD NA FENATRAN E MOSTRA O POTENCIAL DA SÉRIE F NO SEGMENTO DE LEVES

A Ford trouxe ao Brasil para exibição na Fenatran o F-450 Super Duty Platinum, com cabine dupla e tração 4x4, um grande sucesso norte-americano. Apresentado na feira dos transportes em São Paulo como veículo demonstrativo do potencial da Série F, o modelo é classificado como um caminhão do segmento de leves e tem uma concepção que combina as características de um veículo comercial de trabalho com o conforto e a tecnologia de última geração de uma picape de grande porte, comum nos Estados Unidos para atividades mistas de rodagem pesada, em especial como reboque.

Produzido e vendido exclusivamente naquele país, o F-450 não tem ainda previsão para o Brasil, mas demonstra toda a tradição de uma linha de veículos de grande aceitação, representada no Brasil pelo F-350 e F-4000, caminhões semileve e leve, respectivamente, para uso urbano e nas estradas. O F-450 Super Duty chama a atenção tanto por ter a maior potência e capacidade de carga da categoria como pelos recursos inéditos de assistência ao motorista.

Equipado com motor V8 turbodiesel de 6.7 litros, o F-450 Super Duty tem mais de 440 cavalos e torque de 128 kgfm. O chassi feito com mais de 95% de aço de alta resistência e a carroceria de liga de alumínio de nível militar contribuem para garantir uma carga útil de 3.460 kg e capacidade de reboque de 14.741 kg. Tem nada menos que 20 tecnologias de assistência ao motorista exclusivas na categoria, aumentando a produtividade e a confiança no trabalho. Entre elas, o assistente de ré para trailer, o piloto automático adaptativo com sistema anticolisão, alerta de ponto cego e tráfego cruzado e alerta de permanência em faixa.

Traz também sete câmeras de alta resolução – duas dianteiras, duas laterais, duas traseiras e uma na caçamba, que facilitam o engate de trailer –, monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento remoto da caçamba.

A direção adaptativa é outra tecnologia nova desenvolvida pela Ford que já gerou o registro de oito patentes, além do pedido de outras 11. Ela leva a um novo patamar os recursos da direção com assistência elétrica e reduz em até um terço o esforço no volante em manobras de estacionamento com trailer. Além disso, também torna a direção mais segura e precisa em alta velocidade.

Todo o sistema – composto por um motor elétrico, um computador e um redutor – fica instalado no próprio volante. Sua vantagem é que, em vez de usar uma relação fixa, é capaz de adicionar ou reduzir a rotação no volante, dependendo dos comandos do motorista e da velocidade do veículo. Para se ter uma ideia, em baixa velocidade o giro da direção batente a batente pode ser reduzido em até uma volta.

A assistência de ré permite ver o reboque na tela da central multimídia SYNC em manobras e também monitorar o seu comportamento na estrada. O piloto automático adaptativo com assistência anticolisão usa o freio-motor para reduzir a velocidade e evitar acidentes com reboques pesados. Equipado com radar, o alerta de ponto cego e tráfego cruzado chama a atenção do motorista para obstáculos e a movimentação de veículos, principalmente em espaços apertados e estacionamentos.

O alerta de permanência na faixa funciona com uma câmera montada entre o parabrisa e o espelho retrovisor, que detecta quando o caminhão sai involuntariamente da pista.

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