Mercado
29/03/2010 14h18
Com investimentos de aproximadamente R$ 6 bilhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste lançou na ultima sexta-feira (26), os editais para a construção da ferrovia de 1.527 quilômetros, que ligará o estado da Bahia ao Tocantins. A ideia é formar um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha, em Ilhéus (BA), e ainda abrir nova alternativa de logística para portos no norte do País atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás.
Segundo a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, responsável pelo projeto, a ferrovia recebeu a licença ambiental no ultimo dia 23, e começará as obras em julho deste ano, tão logo as autoridades am
...Com investimentos de aproximadamente R$ 6 bilhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste lançou na ultima sexta-feira (26), os editais para a construção da ferrovia de 1.527 quilômetros, que ligará o estado da Bahia ao Tocantins. A ideia é formar um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha, em Ilhéus (BA), e ainda abrir nova alternativa de logística para portos no norte do País atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás.
Segundo a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, responsável pelo projeto, a ferrovia recebeu a licença ambiental no ultimo dia 23, e começará as obras em julho deste ano, tão logo as autoridades ambientais concedam a Licença de Instalação. O objetivo da Valec é chegar em julho de 2013 com o trecho Ilhéus-Barreiras, de cerca de 1.000 km totalmente concluído.
Entre os benefícios previstos para o estado da Bahia com a construção da Ferrovia Oeste-Leste, estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, aumento da competitividade do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional. Além disso, a ferrovia Oeste-Leste deve fomentar mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do Estado da Bahia, com produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade