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04/05/2010 14h11 | Atualizada em 04/05/2010 17h27
O Exército Brasileiro terá 312 caminhões Worker 15.210 4X4 em versão militarizada até o final deste ano. As compras, iniciadas em 2007, seguem um cronograma que prevê 178 unidades a serem entregues em 2010. Do total de caminhões, trinta e cinco já operam na Missão da Organização das Nações Unidas – ONU no Haiti, onde o Brasil lidera as operações de reconstrução e segurança do país. Outros 30 veículos seguirão para Porto Príncipe, a capital haitiana, nos próximos meses.
"Temos informações do Comando do Exército Brasileiro de que os caminhões da MAN Latin America estão tendo o desempenho esperado: enfrentando condições extremas, por cidades destruídas pel
...O Exército Brasileiro terá 312 caminhões Worker 15.210 4X4 em versão militarizada até o final deste ano. As compras, iniciadas em 2007, seguem um cronograma que prevê 178 unidades a serem entregues em 2010. Do total de caminhões, trinta e cinco já operam na Missão da Organização das Nações Unidas – ONU no Haiti, onde o Brasil lidera as operações de reconstrução e segurança do país. Outros 30 veículos seguirão para Porto Príncipe, a capital haitiana, nos próximos meses.
"Temos informações do Comando do Exército Brasileiro de que os caminhões da MAN Latin America estão tendo o desempenho esperado: enfrentando condições extremas, por cidades destruídas pelo terremoto que desabrigou boa parte da população. Além disso, os veículos também são utilizados em manobras e operações das Forças Armadas em território brasileiro", diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
No Haiti, os caminhões Worker 15.210 4X4 a serviço do Comando Militar Brasileiro têm sido utilizados no transporte de tropas, alimentos e remédios, além de participar dos comboios de patrulhamento em bairros onde a população enfrenta a violência urbana e as precárias condições de sobrevivência. O Exército Brasileiro exige que um veículo desse tipo seja robusto o bastante para operar por pelo menos 15 anos em sua frota.
Para aprovar o modelo, o Exército o submeteu a rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos. A frota Volkswagen no Haiti tem assistência técnica dos mecânicos do próprio Exército, treinados juntamente com os motoristas pela MAN Latin America. Os itens de manutenção foram embarcados para o país caribenho nos próprios caminhões.
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