P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Mercado
Voltar

Mercado

Evento Tendência, da Sobratema, indica início de recuperação para o próximo ano

O evento Tendências no Mercado da Construção, que já se transformou numa tradição do mercado, sinaliza para uma recuperação, ainda que lenta, da economia e por consequência do mercado de infraestrutura a partir do próximo ano. O evento foi realizado pela Sobratema no dia 9 de novembro, no Espaço Hakka

Revista Grandes Construções

17/11/2016 07h46 | Atualizada em 17/11/2016 17h28


Até o fim deste ano, a comercialização de equipamentos para construção deverá acumular uma redução de 45,1% em relação a 2015. A esta altura, as vendas somarão 14,4 mil unidades neste ano, contra 26,2 mil unidades no ano anterior. Os dados são do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, elaborado pela Sobratema e divulgado na noite de 9 de novembro, durante o evento Tendências no Mercado da Construção, que contou com a presença de cerca 400 executivo do topo da cadeia da construção e mineração no Brasil

Considerado uma das principais publicações de referência do setor, o Estudo, elaborado pelo décimo ano consecutivo, apresentado e comentado por um dos seus realizadores, o jornalista econômico Brian

...

Até o fim deste ano, a comercialização de equipamentos para construção deverá acumular uma redução de 45,1% em relação a 2015. A esta altura, as vendas somarão 14,4 mil unidades neste ano, contra 26,2 mil unidades no ano anterior. Os dados são do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, elaborado pela Sobratema e divulgado na noite de 9 de novembro, durante o evento Tendências no Mercado da Construção, que contou com a presença de cerca 400 executivo do topo da cadeia da construção e mineração no Brasil

Considerado uma das principais publicações de referência do setor, o Estudo, elaborado pelo décimo ano consecutivo, apresentado e comentado por um dos seus realizadores, o jornalista econômico Brian Nicholson. Na palestra de apresentação, os convidados da Sobratema, bem como a imprensa especializada, conheceram os dados estatísticos deste ano e projeções sobre a comercialização das principais máquinas para construção utilizados no Brasil.

Embora constatação da queda nas vendas de equipamentos em 2016 tenha sido pouco animadora para o setor, os participantes do evento Tendências no Mercado da Construção saíram com uma boa notícia: para o próximo ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção projeta uma pequena retomada, com alta nas vendas de 7,8%. A linha amarela (equipamentos de movimentação de terra) deverá apresentar um crescimento de 6,6%; as demais categorias de equipamentos deverão ter um aumento de vendas da ordem de 8,4%; e os caminhões rodoviários, usados na construção, crescerão 10% no volume de unidades comercializadas.

Crise e retração nas vendas

Brian Nicholson explicou que o principal motivo para o resultado estimado pelo levantamento é a atual conjuntura econômica nacional, que afetou diretamente os investimentos públicos em todas as áreas, incluindo o segmento da infraestrutura. A desaceleração da economia teve início em 2014, se agravou no ano passado, com o PIB fechando em queda de 3,8%. Este ano, de acordo com a análise semanal do boletim Focus, do Banco Central, o PIB deverá ser novamente negativo.

Para a linha amarela, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 36,5% neste ano ante 2015. Os equipamentos com menor retração estimada são as escavadeiras hidráulicas (21,4%) e os tratores de esteira (24,2%). A maior queda ficará por conta dos rolos compactadores (68,7%).

Além da linha amarela, o levantamento contempla ainda os demais equipamentos para o setor, incluindo gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus. A queda na comercialização dessas máquinas será maior do que a da linha amarela, com 63% em comparação com 2015. As gruas de torre terão uma redução expressiva nas vendas, de 71,4%.

Outra categoria estimada pelo Estudo é a área de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão de retração é de 51,5% neste ano.

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção dá continuidade à categoria de equipamentos relacionados à área de concreto: caminhões betoneira, central de concreto, caminhões bomba de concreto e bombas de concreto rebocável, iniciado no ano passado.

Estratégico

Editado desde 2007, pela área de Inteligência de Mercado da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, o estudo tem importância estratégica, pois retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor.

A compilação e análise dos dados conta com a consultoria econômica do jornalista e economista Brian Nicholson, que durante a apresentação mostrou projeções econométricas sobre a comercialização dos equipamentos, dentro do  contexto atual do segmento e suas perspectivas para o futuro próximo.

O evento Tendências no Mercado da Construção contou com o patrocínio das empresas  New Holland, Case, CAT/Sotreq, Volvo, Pointer, John Deere, Schwing, BMC, Elgi, Veemer e Moba.

Público seleto

O evento Tendências no Mercado da Construção tem como público alvo empresários, diretores, gerentes, profissionais e engenheiros de construtoras, mineradoras, pedreiras, locadoras, fabricantes de equipamentos, distribuidoras e demais companhias ligadas ao setor.

Seu principal objetivo e contribuir com o desenvolvimento tecnológico e mercadológico do segmento e auxiliar na elaboração de um planejamento estratégico mais assertivo para maior produtividade, rentabilidade e competitividade das empresas.

No ponto de inflexão

Em cálculo diferencial, um ponto de inflexão é um ponto sobre uma curva onde a curvatura troca a direção, deixando de ser uma concavidade para baixo (curvatura negativa), para desenhar um movimento para cima (curvatura positiva), ou vice-versa. Pode-se comparar esse momento àquele em que o condutor de um veículo, numa estrada sinuosa, corrige o volante quando a curva muda da esquerda para a direita ou vice-versa. Para o jornalista e economista Dony de Nuccio, editor de economia do “Jornal das Dez” (GloboNews), a imagem pode ser usada com muita propriedade para descrever o atual momento da economia brasileira. Para De Nuccio, que proferiu a palestra de encerramento do evento Tendências no Mercado da Construção, nós já chegamos ao fundo do poço e não há outo caminho a não ser o de subida, ou seja, de retomada do crescimento econômico.

Em sua análise da conjuntura política e econômica, De Nuccio afirmou que esse momento de retomada das atividades econômicas é crucial para as empresas traçarem as suas estratégias de ajustes, aproveitando o cenário de fim de crise como oportunidade de crescimento. Ele garante que o momento é de seleção natural. “Algumas empresas vão quebrar, mas as que souberem aproveitar esse ponto de inflexão sairão dessa crise ainda mais fortes.”

Para o jornalista, a perspectiva de um novo ciclo de desenvolvimento econômico se baseia não apenas em fé e esperança, mas em um conjunto de fatores que fazem do Brasil um território propicio para a atração de investimentos de longo prazo. Ele listou uma série de características que distinguem o país de outras nações. “O Brasil é um país democrático, sem conflitos armados, com câmbio favorável e mercado interno gigante. Temos mercados inexplorados, com baixa competição e lucratividade atrativa. Além disso, possuímos um PIB que é 78% maior que o do México, por exemplo”, analisou De Nuccio.

Pós-venda premiando

O evento Tendências no Mercado da Construção foi a ocasião escolhida para a entrega do prêmio “Destaque Pós-Venda 2016 – Sobratema”. Uma iniciativa do Núcleo Jovem da Sobratema, o prêmio é concedido às marcas que alcançaram maior reconhecimento, por parte dos usuários. O resultado baseou-se em consultas online a 640 empresas, que avaliaram quesitos como atendimento, entrega técnica, treinamento e reposição de peças de 191 marcas. “Procuramos destacar a excelência do pós-venda do ponto de vista do consumidor”, frisou Alisson Daniel, coordenador do Núcleo Jovem. O mesmo ponto foi ressaltado por Afonso Mamede, presidente da Sobratema. “Juntar as pontas do mercado é o nosso objetivo, aproximando o fabricante e o usuário por meio dos nossos programas”, afirmou.,

Na edição de 2016 as marcas mais bem votadas são a Volvo Construction Equipment, na categoria Equipamentos para Terraplenagem, e a Terex, em Equipamentos para Movimentação de Carga e Pessoas. Representantes das empresas receberam um troféu como forma de reconhecimento e um selo para utilizar em seus materiais de divulgação.

A área de pós-venda é considerado estratégica no setor de equipamentos para construção. Por esse motivo, um dos objetivos do Núcleo Jovem é estimular a busca pela oferta e manutenção da excelência dos serviços prestados aos clientes pelos fabricantes e distribuidores. Além disso, o  prêmio prestigia as atividades, iniciativas e investimentos promovidos pelas empresas nessa área, ressaltando o comprometimento do fornecedor para o sucesso de seu cliente.

Formado por executivos e profissionais de construtoras, pedreiras, fabricantes de equipamentos, locadores e distribuidores, o Núcleo Jovem da Sobratema vem fomentando e propondo ideias inovadoras, e contribuindo para o desenvolvimento da entidade e dos setores de construção e mineração

Destaque Pós-Venda 2016:os mais votados

CATEGORIA: EQUIPAMENTOS PARA TERRAPLENAGEM

1º - Volvo

2º - Caterpillar

3º - John Deere

CATEGORIA: EQUIPAMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA E PESSOAS

1º - Terex

2º - Palfinger

3º - Potain Manitowoc

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade