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Valor
16/03/2010 12h59 | Atualizada em 16/03/2010 17h07
A Ecorodovias, concessionária que opera o sistema Anchieta-Imigrantes, apresentou os termos de uma oferta primária e secundária de ações que pode ultrapassar os R$ 2,0 bilhões.
A iniciativa da empresa de ir a mercado bem como o valor estimado da operação foram antecipados pelo jornal Valor em reportagem do dia 21 de janeiro.
De acordo com o Aviso ao Mercado publicado hoje, serão distribuídas inicialmente 125,22 milhões de ações ordinárias, sendo 92 milhões de novas ações e 33,22 milhões de papéis dos acionistas vendedores, no caso, a CR Almeida e Primav.
Utilizando o teto da faixa estimada de preço que vai de R$ 9,0 a R$ 12,00 por pa
...A Ecorodovias, concessionária que opera o sistema Anchieta-Imigrantes, apresentou os termos de uma oferta primária e secundária de ações que pode ultrapassar os R$ 2,0 bilhões.
A iniciativa da empresa de ir a mercado bem como o valor estimado da operação foram antecipados pelo jornal Valor em reportagem do dia 21 de janeiro.
De acordo com o Aviso ao Mercado publicado hoje, serão distribuídas inicialmente 125,22 milhões de ações ordinárias, sendo 92 milhões de novas ações e 33,22 milhões de papéis dos acionistas vendedores, no caso, a CR Almeida e Primav.
Utilizando o teto da faixa estimada de preço que vai de R$ 9,0 a R$ 12,00 por papel, a distribuição movimentará R$ 1,5 bilhão. No entanto, considerando o exercício dos lotes suplementar e adicional, o montante chega a R$ 2,02 bilhões.
Os investidores de varejo ficarão com 10% a 15% da oferta inicial. O valor mínimo de investimento é de R$ 3 mil e os pedidos de reserva devem ser efetuados entre os dias 22 e 29 de março.
O cronograma estimado sugere que o preço por papel será fixado no dia 30 de março e os papéis começarão a ser negociados no dia 1 de abril no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), sob o código ECOR3. A venda dos ativos é coordenada pelo GTB Pactual, Itaú BBA e Credit Suisse.
De acordo com a minuta do prospecto preliminar, a companhia vai a mercado em busca de recursos para financiar suas atividades, que envolvem concessões de rodovias, portos, terminais logísticos e a aquisição de empresas que atuem nestes setores.
A CR Almeida Engenharia e Construções é o controlador indireto da companhia. Por meio da Primav Construções, a CR Almeida responde por 65% das ações ordinárias.
O restante do capital é da italiana Impregilo International Infrastructures, com 35% das ações ON. O controle da holding é da Impreglio SpA que detém participações em concessões de rodovias, aeroportos, aquedutos e produção de energia renovável.
Na descrição de seus negócios, a empresa explica que suas operações estão organizadas em sistemas logísticos, que incluem dois terminais logísticos e cinco concessões rodoviárias, que cobrem mais de 1.450 km.
Além da concessão das rodovias, o que a empresa chama de Sistema Logístico Anchieta-Imigrantes também inclui os dois terminais Ecopátio Cubatão e Ecopátio Imigrantes. A empresa também é responsável pelo corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, pelo Polo Rodoviário de Pelotas (RS) e pela estrada que liga o Porto de Paranaguá (PR) à capital Curitiba.
De acordo com o prospecto, a empresa tem planos de expansão para cada um desses sistemas logísticos, envolvendo a criação ou participação de novos terminais logísticos e portuários.
Os balanços da Ecorodovias mostram crescimento de receita, geração de caixa e lucro nos últimos três anos. Em 2009, a receita líquida passou de R$ 1 bilhão, contra R$ 831 milhões de 2008 e R$ 643 milhões em 2007. Já a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes da participação de minoritários, do imposto de renda, da contribuição social, do resultado financeiro líquido, da depreciação e da amortização) somou R$ 690 milhões, alta de 23% sobre 2008 e avanço de 57% sobre 2007.
O lucro líquido de 2009 ficou em R$ 192 milhões, contra R$ 129 milhões no ano anterior e R$ 160 milhões em 2007. A margem líquida, que foi de 24,8% em 2007, caiu para 15,6% em 2009, e avançou a 19,2% no ano passado.
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