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31/01/2024 09h35 | Atualizada em 01/02/2024 08h34
Os contratos de concessão das rodovias do Paraná às empresas vencedoras dos leilões dos lotes 1 e 2 do novo pedágio foram assinados no dia 30 de janeiro, em Brasília. As concessionárias do novo pedágio paranaense deverão investir R$ 30,6 bilhões na operação, somados investimentos e serviços operacionais.
A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Ratinho Junior (PSD), além do ministro dos Transportes, Renan Filho e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, entre outras autoridades.
...Os contratos de concessão das rodovias do Paraná às empresas vencedoras dos leilões dos lotes 1 e 2 do novo pedágio foram assinados no dia 30 de janeiro, em Brasília. As concessionárias do novo pedágio paranaense deverão investir R$ 30,6 bilhões na operação, somados investimentos e serviços operacionais.
A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Ratinho Junior (PSD), além do ministro dos Transportes, Renan Filho e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, entre outras autoridades.
Os lotes 1 e 2 de rodovias paranaenses contam com 19 trechos de estradas, em uma área que corta 41 municípios do Estado e abrange cerca de 6 milhões de habitantes.
O leilão dos dois primeiros lotes do sistema rodoviário paranaense ocorreu entre agosto e setembro do ano passado. A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1, vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2, o administrará como EPR Litoral Pioneiro.
O prazo da concessão é de 30 anos. Com a nova modelagem, o leilão do Lote 1 resultou em um desconto de cerca de 50% no valor do pedágio, comparado ao que era cobrado antes na região.
Concluída a etapa de assinatura, as empresas poderão iniciar a operação de pedágio nas rodovias em até 30 dias.
Os contratos do novo modelo de concessão estabelecem condicionantes para que as empresas de fato executem obras, com a duplicação das rodovias e melhorias nos trechos já duplicados, mas que possuem problemas de fluxo e estrangulamento no tráfego.
O Lote 1 tem extensão de 473 quilômetros e cinco praças de cobrança nos municípios da Lapa, São Luiz do Purunã, Irati, Porto Amazonas e Imbituva.
A Via Araucária vai controlar trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476 e também da PR-418, PR-423 e PR-427.
Já o Lote 2 tem extensão de 605 quilômetros e sete praças de pedágios nas cidades de São José dos Pinhais, Jacarezinho, Quatiguá, Sengés, Carambeí e Jaguariaíva.
A concessionária EPR Litoral Pioneiro vai administrar trechos da BR-153, BR-277, BR-369, além das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.
Neste trecho, as tarifas terão um desconto de 40% no valor do pedágio em relação ao cobrado antes nas duas regiões.
18 de dezembro 2024
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