Paraná Portal
31/01/2024 09h35 | Atualizada em 01/02/2024 08h34
Os contratos de concessão das rodovias do Paraná às empresas vencedoras dos leilões dos lotes 1 e 2 do novo pedágio foram assinados no dia 30 de janeiro, em Brasília. As concessionárias do novo pedágio paranaense deverão investir R$ 30,6 bilhões na operação, somados investimentos e serviços operacionais.
A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Ratinho Junior (PSD), além do ministro dos Transportes, Renan Filho e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, entre outras autoridades.
...Os contratos de concessão das rodovias do Paraná às empresas vencedoras dos leilões dos lotes 1 e 2 do novo pedágio foram assinados no dia 30 de janeiro, em Brasília. As concessionárias do novo pedágio paranaense deverão investir R$ 30,6 bilhões na operação, somados investimentos e serviços operacionais.
A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Ratinho Junior (PSD), além do ministro dos Transportes, Renan Filho e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, entre outras autoridades.
Os lotes 1 e 2 de rodovias paranaenses contam com 19 trechos de estradas, em uma área que corta 41 municípios do Estado e abrange cerca de 6 milhões de habitantes.
O leilão dos dois primeiros lotes do sistema rodoviário paranaense ocorreu entre agosto e setembro do ano passado. A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1, vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e o Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2, o administrará como EPR Litoral Pioneiro.
O prazo da concessão é de 30 anos. Com a nova modelagem, o leilão do Lote 1 resultou em um desconto de cerca de 50% no valor do pedágio, comparado ao que era cobrado antes na região.
Concluída a etapa de assinatura, as empresas poderão iniciar a operação de pedágio nas rodovias em até 30 dias.
Os contratos do novo modelo de concessão estabelecem condicionantes para que as empresas de fato executem obras, com a duplicação das rodovias e melhorias nos trechos já duplicados, mas que possuem problemas de fluxo e estrangulamento no tráfego.
O Lote 1 tem extensão de 473 quilômetros e cinco praças de cobrança nos municípios da Lapa, São Luiz do Purunã, Irati, Porto Amazonas e Imbituva.
A Via Araucária vai controlar trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476 e também da PR-418, PR-423 e PR-427.
Já o Lote 2 tem extensão de 605 quilômetros e sete praças de pedágios nas cidades de São José dos Pinhais, Jacarezinho, Quatiguá, Sengés, Carambeí e Jaguariaíva.
A concessionária EPR Litoral Pioneiro vai administrar trechos da BR-153, BR-277, BR-369, além das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.
Neste trecho, as tarifas terão um desconto de 40% no valor do pedágio em relação ao cobrado antes nas duas regiões.
22 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
21 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade