Assessoria de Imprensa
05/09/2023 13h47
A consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores do setor de energia renovável na América Latina, acaba de lançar um o primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde (H2V) em diversos estados no Brasil.
A nova ferramenta Índice LCOH Brasil da CELA, que será atualizada a cada seis meses, foi desenvolvida a partir da modelagem proprietária e experiência em múltiplos projetos da CELA com H2V no Brasil.
O índice de custo da produção do hidrogênio verde no país leva em consideraç&atild
...A consultoria CELA (Clean Energy Latin America), especializada em assessoria financeira e consultoria estratégica para empresas e investidores do setor de energia renovável na América Latina, acaba de lançar um o primeiro índice de custo de produção de hidrogênio verde (H2V) em diversos estados no Brasil.
A nova ferramenta Índice LCOH Brasil da CELA, que será atualizada a cada seis meses, foi desenvolvida a partir da modelagem proprietária e experiência em múltiplos projetos da CELA com H2V no Brasil.
O índice de custo da produção do hidrogênio verde no país leva em consideração as características únicas que o Brasil possui no âmbito tributário, recursos renováveis, como energias solar e eólica, que alimentam a eletrólise para a separação do hidrogênio e do oxigênio da água, e logística, incluindo cruzamento de dados de investimento em plantas, operação e custo de capital.
Na primeira edição do Índice LCOH Brasil da CELA, identifica-se que já é possível produzir hidrogênio verde no Brasil com custo nivelado entre USD 2,87/kg e USD 3,56/kg nos dias de hoje, em algumas localidades estratégicas.
No entanto, com otimizações e incentivos, esses valores podem chegar a até USD 1,69/kg, com custos altamente competitivos frente o hidrogênio cinza, produzido por fontes fósseis e poluentes.
Para Camila Ramos, CEO da CELA, o índice será um forte aliado na tomada de decisão para investimento em plantas de H2V no Brasil, já que traz mais segurança em termos de viabilidade econômica e atratividade do projeto.
“Portanto, é essencial a escolha da melhor localização para o projeto, dependendo do mercado consumidor desse hidrogênio verde e das condições técnicas e regulatórias do estado, fazendo toda a diferença na viabilidade financeira do projeto”, comenta.
“O índice também poderá ser um grande norte para otimizações técnicas e financeiras de um projeto e uma sinalização bastante evidente às autoridades brasileiras sobre a importância de novos incentivos para a produção de hidrogênio verde no país”, acrescenta a executiva.
Acesso ao Índice LCOH Brasil da CELA no link https://cela.com.br/estudos/lcoh-custo-nivelado-de-hidrogenio-verde-no-brasil-cela/
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade