Mercado
Diário do Vale
26/02/2010 14h39 | Atualizada em 26/02/2010 17h42
O Instituto Brasileiro do Aço (IABr) já se prepara para realizar, em abril, o Congresso Brasileiro de Aço, que irá discutir os rumos da economia brasileira após a crise. No ano passado, a produção mundial de aço bruto foi de 1,2 bilhão de toneladas, queda de 8% na comparação com 2008. Desconsiderando a participação da China, a queda chegou a 21,1%, percentual próximo ao do Brasil.
Segundo o IABr, a indústria brasileira do aço foi, certamente, uma das mais atingidas pelos efeitos da crise econômica mundial, mas apresentou sistemática recuperação ao longo de 2009. O Instituto prevê para este ano forte recuperação dos níveis de atividades da indústria do aço no país. O consumo deve crescer 23,3%, as exportações 23,4%, possibilitando
...O Instituto Brasileiro do Aço (IABr) já se prepara para realizar, em abril, o Congresso Brasileiro de Aço, que irá discutir os rumos da economia brasileira após a crise. No ano passado, a produção mundial de aço bruto foi de 1,2 bilhão de toneladas, queda de 8% na comparação com 2008. Desconsiderando a participação da China, a queda chegou a 21,1%, percentual próximo ao do Brasil.
Segundo o IABr, a indústria brasileira do aço foi, certamente, uma das mais atingidas pelos efeitos da crise econômica mundial, mas apresentou sistemática recuperação ao longo de 2009. O Instituto prevê para este ano forte recuperação dos níveis de atividades da indústria do aço no país. O consumo deve crescer 23,3%, as exportações 23,4%, possibilitando aumento de 25,1% na produção de aço bruto, para 33,2 milhões de toneladas.
No cenário internacional os holofotes ainda estão nas incertezas sobre a retomada do mercado e a certeza é de que a China continua sendo a locomotiva. No Brasil os chamados projetos especiais do Governo - Copa 2014, Olimpíadas 2016, Pré-Sal, Minha Casa, Minha Vida e Trem bala - são o centro das atenções, como promessa de retomada mais forte do consumo.
O Congresso Brasileiro do Aço apresentará um painel exclusivo sobre o assunto no dia 15/04 com a participação do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, do presidente da ABDIB, Paulo Godoy e do vice-presidente da FIESP /coordenador do Construbusiness, José Carlos de Oliveira Lima.
A 21ª edição do Congresso, que será realizado de 14 a 16 de abril de 2010, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, tem como objetivo traçar o panorama da indústria do aço no Brasil e no mundo. O evento, organizado pelo Instituto Aço Brasil (IABr), acontece depois do impacto provocado pela crise mundial e reunirá os principais representantes do setor, governo, fornecedores e clientes para debater as perspectivas da siderurgia no Brasil e no exterior.
O diretor geral do WorldSteel Association, Ian Christmas, o professor especializado em economia chinesa da University of Califórnia, Barry Naughton, o diretor da Brookings-Tsinghua Center, Geng Xiao, e o diretor da Accenture, John Lichtenstein estarão no Brasil, no dia 15 de abril, para debater os impactos da China nas tendências da siderurgia mundial. O painel será logo depois da palestra inaugural de Lakshmi Mittal, CEO da ArcelorMittal, o maior grupo siderúrgico do mundo.
O professor de política econômica internacional da Harvard University, Dani Rodrik será o conferencista do painel Economia mundial / desafios do crescimento para o Brasil. Completando a análise do cenário internacional, os participantes do evento terão acesso a debates sobre o mercado mundial de semi-acabados, com a participação do presidente da Vale, Roger Agnelli, empresa que tem sido parceira da indústria do aço em projetos greenfield com foco na fabricação desses produtos para exportação.
Além das discussões durante as palestras, os congressistas poderão conversar pessoalmente com representantes da cadeia siderometalurgica durante a ExpoAço 2010, feira de 3 mil m2 que reunirá representantes da cadeia e terá entrada gratuita para visitantes.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade