Mercado
Portal 2014
31/08/2012 13h35 | Atualizada em 31/08/2012 18h39
Estádio mais avançado para o Mundial de 2014, com 87% das obras prontas, o Castelão será inaugurado em dezembro próximo. Agora, a intenção da Secopa do Ceará é que as seleções de Brasil e Espanha realizem o jogo de estreia da arena.
A informação foi revelada pelo secretário da Copa no Ceará, Ferruccio Feitoso, que participou ontem (30) do Road Show 2013 é Amanhã - Por que Fortaleza se tornou a casa da seleção brasileira?, organizado pelo Portal 2014 e pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia).
"Temos a perspectiva de fazer a inauguração do Castelão no dia 15 de dezembro e o nosso desejo é ter duas seleções jogando. Na preliminar, Ceará e Fortale
...Estádio mais avançado para o Mundial de 2014, com 87% das obras prontas, o Castelão será inaugurado em dezembro próximo. Agora, a intenção da Secopa do Ceará é que as seleções de Brasil e Espanha realizem o jogo de estreia da arena.
A informação foi revelada pelo secretário da Copa no Ceará, Ferruccio Feitoso, que participou ontem (30) do Road Show 2013 é Amanhã - Por que Fortaleza se tornou a casa da seleção brasileira?, organizado pelo Portal 2014 e pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia).
"Temos a perspectiva de fazer a inauguração do Castelão no dia 15 de dezembro e o nosso desejo é ter duas seleções jogando. Na preliminar, Ceará e Fortaleza, e uma atração internacional que ainda não está negociada", afirmou Ferruccio.
"Se conseguirmos a seleção brasileira, tentaremos também uma seleção europeia. A Espanha seria um sonho, até por que seria a chance de promover o estado para o mundo", revelou.
O secretário também disse que a abertura do Campeonato Cearense em 2013 será realizada na nova arena da Copa, além de eventuais partidas de outros times do estado que quiserem jogar no Castelão. Ferrucio, no entanto, aponta um problema: a Fifa, segundo ele, recomenda que a nova arena só receba partidas-teste e amistosos antes da Copa das Confederações. "Mas estamos fazendo um estádio para o povo cearense, e não exclusivo para a Copa", rebateu.
No Road Show, Ferruccio ainda revelou o novo índice de execução das obras (87%), mantendo o Castelão na dianteira como estádio com as obras mais adiantadas da Copa. O Mineirão, segundo colocado, está 78% concluído.
Para o diretor de marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada, a evolução das obras só reforça o quanto o Ceará está preparado para os megaeventos de 2013 e 2014. Ele lembrou que o Brasil poderá passar pela cidade em quatro oportunidades - duas em 2013 e outras duas na Copa de 2014.
"Os governantes devem ter em mente que o fato da seleção anfitriã vir mais vezes aqui vai atrair todos os tipos de olhares, expondo inclusive algumas fragilidades da cidade. Por isso, a busca pela melhoria de tais problemas devem ser reforçados. A Copa das Confederações é uma grande armadilha, pois a cidade não estará pronta", alerta Prada.
Para o presidente do Sinaenco/CE, Arthur Oliveira, o grande desafio são as mobilidade urbana, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, que enfrenta problemas para desapropriar 2700 casas ao longo do trajeto, e as linhas de BRT (Bus Rapid Transit) projetadas para a cidade.
"Nós temos um grande desafio a vencer localmente que é a questão das obras de mobilidade urbana. Devido ao pouco tempo para a Copa das Confederações e ao período eleitoral, temos que ter cuidado com os prazos", disse Oliveira.
Fortaleza também se prepara para concluir a reforma o porto e entrar na rota dos cruzeiros do Caribe. Segundo o diretor-presidente da Companhia de Docas do Ceará, Paulo André Holanda, a reforma está 25% concluída e o novo terminal marítimo deverá ser entregue em dezembro de 2013.
"Quando o porto estiver pronto, Fortaleza passará a integrar a rota dos cruzeiros do hemisfério norte, facilitando o roteiro na época de inverno", disse.
Além de Paulo André Holanda, Ferruccio Feitosa, Rodrigo Prada e Arthur Oliveira, participaram do evento o diretor de desenvolvimento e tecnologia do Metrofor, Edilson Aragão, o assistente técnico do Transfor, José Juacy Costa Souza, o vice-presidente do Sinaenco/CE, Adonai de Souza Porto e o engenheiro do consórcio Arena Castelão, Aldemir Oliveira.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade