Mercado
Agência Brasil
05/04/2013 12h12
A capital federal terá um centro de treinamento com equipamentos de última geração a fim de atender as delegações estrangeiras que escolherem a cidade para aclimatação e preparação final de seu atletas com vistas às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A Austrália já confirmou presença em Brasília no período pré-olímpico. Os Jogos Olímpicos serão disputados entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paralimpíadas no mês seguinte, entre 7 e 18 de setembro.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que se reuniu ontem (4) com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, no Palácio do Buriti, a capital do país estará preparada para ser uma das quatro cidades que sediarão as partidas de futebol feminin
...A capital federal terá um centro de treinamento com equipamentos de última geração a fim de atender as delegações estrangeiras que escolherem a cidade para aclimatação e preparação final de seu atletas com vistas às Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A Austrália já confirmou presença em Brasília no período pré-olímpico. Os Jogos Olímpicos serão disputados entre os dias 5 e 21 de agosto e as Paralimpíadas no mês seguinte, entre 7 e 18 de setembro.
De acordo com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que se reuniu ontem (4) com o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, no Palácio do Buriti, a capital do país estará preparada para ser uma das quatro cidades que sediarão as partidas de futebol feminino e masculino antes da abertura oficial das Olimpíadas no Rio de Janeiro.
O governador também anunciou que, durante o período dos Jogos, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estará em operação, ligando o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Sul, bairro do Plano Piloto.
O VLT era para funcionar durante a Copa do Mundo de 2014, mas foi retirado da lista de obras previstas para a competição da Fifa por causa de problemas de licitação.
Segundo Agnelo, o centro de treinamento olímpico receberá investimentos de R$ 11 milhões e funcionará nas dependências do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul. Ele começará a ser usado na Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho deste ano, pela seleção brasileira, e na Copa do Mundo de 2014. Brasília é uma das nove cidades-sede da competição da Fifa.
Márcio Fortes manifestou satisfação com os preparativos e informou que, além de preparar instalações esportivas e modernizar a infraestrutura da cidade para 2016, o governo do Distrito Federal deverá elaborar ato legislativo para se adequar à Lei 12.035/2009, que instituiu o ato olímpico no âmbito da administração pública federal, de modo a definir suas responsabilidades nos eventos que terão a cidade como sede.
O ato olímpico assegurou garantias à candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Comitê Olímpico Internacional (COI) e de estabelecer regras especiais para a sua realização.
O presidente da Autoridade Pública Olímpíca disse que essa participação não se limita às competições esportivas, mas envolve todo um conjunto de medidas que compõem o legado das Olimpíadas para a população, em áreas como transporte, meio ambiente, acessibilidade, mobilidade urbana e outros.
Segundo Márcio Fortes, Brasília não terá qualquer problema para ser uma das quatro subsedes do futebol olímpico (as outras serão Belo Horizonte, Salvador e São Paulo), já que o governador conhece a área (foi ministro do Esporte) e está comprometido com o projeto olímpico.
Uma das principais preocupações do presidente da Autoridade Olímpica é com o setor de energia elétrica, pois, como ressaltou, não pode faltar energia durante as competições. Mas Agnelo Queiroz garantiu que os investimentos no setor “são grandes e superam até as necessidades previstas para as Olimpíadas, pois são dimensionados para atender às exigências da cidade”.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade