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Bons negócios na missão comercial do Brasil ao Egito, Irã e Líbano

Apex-Brasil

28/04/2010 13h41


A Missão liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e organizada pela Apex-Brasil deve render US$ 210 milhões, entre negócios imediatos e realizados nos próximos doze meses

A Missão Empresarial do Brasil ao Egito, Irã e Líbano, realizada de 12 a 16 de abril, terminou com 1.495 contatos realizados entre empresários brasileiros, egípcios, iranianos e libaneses, um volume de negócios imediatos de US$ 15 milhões e a estimativa de que mais de US$ 195 milhões sejam movimentados com negócios futuros, devidos principalmente à venda de maquinário.

Participaram da missão mais de 80 executivos dos setores de casa e construção civil, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, veículos e autopeças, e

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A Missão liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e organizada pela Apex-Brasil deve render US$ 210 milhões, entre negócios imediatos e realizados nos próximos doze meses

A Missão Empresarial do Brasil ao Egito, Irã e Líbano, realizada de 12 a 16 de abril, terminou com 1.495 contatos realizados entre empresários brasileiros, egípcios, iranianos e libaneses, um volume de negócios imediatos de US$ 15 milhões e a estimativa de que mais de US$ 195 milhões sejam movimentados com negócios futuros, devidos principalmente à venda de maquinário.

Participaram da missão mais de 80 executivos dos setores de casa e construção civil, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, veículos e autopeças, equipamentos médicos e energia. Dentre as empresas que integraram a comitiva brasileira estavam Andrade Gutierrez, Cemig, Queiroz Galvão, Brasil Foods, Parmalat, Bombril, Usiminas. Participaram ainda representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Central Islâmica Brasileira de Alimentos Halal (CIBAL HALAL), responsável no Brasil pela certificação Halal dos alimentos exportados para os países árabes.

Além dos resultados comerciais imediatos e a curto prazo, a missão também representou um avanço para as próximas negociações envolvendo os países. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, se reuniram com autoridades locais para tratar de questões relacionadas ao comércio entre o Brasil e os países visitados na missão. A proposta é fortalecer as exportações brasileiras para o mundo árabe e ao oriente médio.

Comércio bilateral
As exportações brasileiras para os três países cresceram em 2009. As vendas para Egito e Líbano já vinham apresentando uma evolução ascendente nos últimos anos. No caso do Irã, houve queda nas exportações em 2007, devido a dificuldades de financiamento e de troca cambial bancária, bem como ao aumento da presença de países como China, Argentina e Índia. Mas o crescimento foi retomado em 2009, ano em que o Brasil exportou US$ 1,2 bilhão para o Irã, cifra 7,48% maior do que o valor comercializado em 2008 (US$ 1,133 bilhão). Os principais produtos negociados em 2009 foram carnes desossadas de bovinos, milho em grão, açúcar de cana, bagaços e resíduos sólidos da extração do óleo de soja.

Em janeiro e fevereiro de 2010, as exportações brasileiras para os iranianos apresentaram crescimento significativo e bateram a marca de US$ 217 milhões, 76,08% a mais que no mesmo período do ano passado. O Brasil é o 11º maior fornecedor do Irã, que, por sua vez, é o 4º maior destino das exportações do Brasil no Mundo Árabe/Oriente Médio.

Para o Líbano, o Brasil exportou no ano passado US$ 310 milhões. O valor é 13,43% maior do que em 2008 (US$ 255 milhões). As principais mercadorias negociadas pelos brasileiros com os libaneses em 2009 foram carnes desossadas de bovino, bovinos vivos, café não-torrado e descafeínado em grãos, barras de ferro e lâminas quentes e pedaços e miudezas comestíveis de galos e galinhas congelados. O Brasil é o 15º maior fornecedor mundial do Líbano e o segundo maior nas Américas.

O Egito é o segundo maior destino das exportações do Brasil no Mundo Árabe/Oriente Médio. As exportações brasileiras para o país somaram US$ 1,443 bilhão em 2009. A quantia é 2,51% maior do que a registrada em 2008. Os produtos brasileiros mais comprados pelos egípcios em 2009 foram minérios de ferro, aglomerados e seus concentrados, açúcar de cana em estado bruto, carnes desossadas de bovino congeladas, outros aviões e veículos aéreos de peso. O Brasil é o 12º maior fornecedor do Egito.

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