Assessoria de Imprensa
10/06/2021 11h00 | Atualizada em 10/06/2021 13h57
A variedade de aplicações do alumínio tem garantido ao metal um amplo espaço nos mais diversos setores do mercado. Neste cenário, quem se destaca é o segmento de energia, responsável pela utilização de 85% de todo vergalhão de alumínio produzido no mundo.
Este número elevado deve-se às múltiplas aplicações do material dentro do próprio setor elétrico e, principalmente, aos benefícios oferecidos pelo alumínio para o segmento.
De maneira geral, em toda aplicação elétrica em que a relação entre a condutividade e a leveza for otimizada e, desde que n
...A variedade de aplicações do alumínio tem garantido ao metal um amplo espaço nos mais diversos setores do mercado. Neste cenário, quem se destaca é o segmento de energia, responsável pela utilização de 85% de todo vergalhão de alumínio produzido no mundo.
Este número elevado deve-se às múltiplas aplicações do material dentro do próprio setor elétrico e, principalmente, aos benefícios oferecidos pelo alumínio para o segmento.
De maneira geral, em toda aplicação elétrica em que a relação entre a condutividade e a leveza for otimizada e, desde que não haja limitações de área, o alumínio pode ser utilizado, mantendo as limitações de temperatura de trabalho e desde que a resistência mecânica exigida esteja dentro da capacidade do material.
Entre as possibilidades de aplicação do alumínio neste setor, destacam-se as linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, as indústrias de transformadores a seco, a construção civil, para condução de energia em galpões e prédios, bem como a indústria de motores elétricos.
Além disso, o alumínio também é utilizado em sistemas de proteção contra descargas elétricas (sistemas de para-raios), inclusive nas próprias linhas de transmissão (OPG-W).
A escolha do alumínio para esta diversa gama de aplicações no setor energético é explicada pelos benefícios apresentados por este tipo de metal.
“A principal vantagem do alumínio é a relação de condutividade elétrica, por conta de seu peso leve, o que o torna particularmente interessante para tais aplicações”, assegura Paulo Cezar Martins Pereira, superintendente de vendas e marketing da Termomecanica.
Além de ser infinitamente reciclável, o valor do alumínio atualmente é cerca de 23% menor quando comparado ao cobre, por exemplo, o que garante ainda mais economia nas aplicações.
Por fim, o material também é aproximadamente 66% mais leve e conduz 61% da energia elétrica que o cobre.
“Assim, mesmo que seja necessário aumentar a secção transversal (diâmetro), o cabo de alumínio resultará em uma condução equivalente à do cobre, de maior diâmetro, mas com aproximadamente 50% do peso”, conclui Pereira.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade