Assessoria de Imprensa
30/08/2023 15h14
Na semana passada (22), a PortosRio reuniu-se com representantes de empresas nacionais e multinacionais que demonstraram interesse no Chamamento Público nº 01/23, visando à implementação de projetos de transição energética no Porto de Itaguaí.
O encontro ocorreu no auditório do Porto do Rio de Janeiro e contou também com a participação de membros de institutos nacionais de ciência e tecnologia.
A discussão central da reunião se concentrou nas possíveis rotas e na viabilidade de estabelecer fábricas de hidrogênio verde no Porto de Itaguaí, com o objetivo de transformar a região
...Na semana passada (22), a PortosRio reuniu-se com representantes de empresas nacionais e multinacionais que demonstraram interesse no Chamamento Público nº 01/23, visando à implementação de projetos de transição energética no Porto de Itaguaí.
O encontro ocorreu no auditório do Porto do Rio de Janeiro e contou também com a participação de membros de institutos nacionais de ciência e tecnologia.
A discussão central da reunião se concentrou nas possíveis rotas e na viabilidade de estabelecer fábricas de hidrogênio verde no Porto de Itaguaí, com o objetivo de transformar a região em um cluster, atraindo unidades industriais voltadas para a produção de metanol verde, amônia verde e hidrogênio.
O diretor de Negócios e Sustentabilidade da PortosRio, Eduardo Marinho, abriu a reunião ressaltando a importância do projeto para a Autoridade Portuária.
Ele destacou o “comprometimento da companhia em fornecer total apoio a esse projeto estratégico tanto para a empresa quanto para o Estado do Rio de Janeiro”.
Eduardo Miguez, gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, apresentou os motivos e resultados do chamamento público, além de discutir as vantagens competitivas do Porto de Itaguaí para a implantação dos projetos de transição energética.
Ele acentuou que a iniciativa da PortosRio visa contribuir a curto prazo para a descarbonização da indústria.
“O objetivo é agilizar a prospecção e a articulação com os interessados, estimulando a realização de estudos que comprovem a viabilidade de cada rota de produção e incentivando a implementação dos projetos em prazos reduzidos”, disse.
Miguez destacou ainda “a disponibilidade de área para a instalação de diversas plantas industriais e uma rede logística adequada para atender ao mercado interno e externo”.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade