Assessoria de Imprensa
04/04/2025 07h05
Em setembro, a cidade de Atibaia, localizada a 64 kms da capital paulista e a 88 kms de Campinas, dois importantes centros urbanos, receberá um marco do ponto de vista arquitetônico, que permite uma proposta inovadora e exclusiva para um centro de compras e entretenimento.
Trata-se do Open Mall Praça Pitiguari, um empreendimento localizado em uma área de 46 mil m².
A Praça Pitiguari redefine o conceito de mall, integrando tecnologia construtiva avançada com uma vasta área de lazer, desde espaços para eventos até atrações exclusivas.
“Nosso objetivo é criar um espaço onde cada visita seja estimulada por uma
...Em setembro, a cidade de Atibaia, localizada a 64 kms da capital paulista e a 88 kms de Campinas, dois importantes centros urbanos, receberá um marco do ponto de vista arquitetônico, que permite uma proposta inovadora e exclusiva para um centro de compras e entretenimento.
Trata-se do Open Mall Praça Pitiguari, um empreendimento localizado em uma área de 46 mil m².
A Praça Pitiguari redefine o conceito de mall, integrando tecnologia construtiva avançada com uma vasta área de lazer, desde espaços para eventos até atrações exclusivas.
“Nosso objetivo é criar um espaço onde cada visita seja estimulada por uma nova e memorável experiência. Para isso, adotamos um conceito único e prevemos uma programação de lazer dinâmica e atrativa, favorecida pela sensação de bem-estar que alcançamos com o projeto de arquitetura", explica Marcus Macedo, CEO da Santa Cruz Marketing, responsável pela incorporação do projeto.
Comprometido com práticas ambientais responsáveis, o Open Mall Praça Pitiguari foi construído com madeira engenheirada estrutural, também conhecida como mass timber, proveniente de florestas certificadas de Pinus.
No processo construtivo, foram usados mais de 1.300 m³ de madeira engenheirada, o maior volume já empregado na América Latina até hoje.
Segundo Ana Belizário, diretora comercial da Urbem, a indústria fornecedora da estrutura de madeira utilizada, a iniciativa comprova o crescimento do interesse do mercado nacional por obras sustentáveis, em um movimento que visa o Net Zero.
“A partir do uso da nossa matéria-prima na estrutura do empreendimento foi possível eliminar mais de 900 toneladas de carbono da atmosfera, garantindo a ecoeficiência do projeto, em um modelo inspirador para o mercado imobiliário”, valoriza.
Alan Dias, sócio fundador da Timbau Estruturas, responsável pela montagem e gerenciamento da obra, explica que a madeira engenheirada, além de ecoeficiente, é uma matéria-prima segura, com a mesma eficiência mecânica do concreto, disposta de maneira similar na seção, com o diferencial de pesar cinco vezes menos, facilitando o processo construtivo.
Além disso, recebe tratamento químico contra agentes xilófagos, como cupins, e fungos, garantindo a proteção total da estrutura.
03 de abril 2025
03 de abril 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade