Diário do Nordeste
15/01/2025 23h51
Pelo segundo ano consecutivo, a unidade Pecém da gigante ArcelorMittal alcançou sua capacidade máxima de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.
Esse marco alinha-se ao esforço da empresa pelo desenvolvimento da economia do Ceará, que ganhou investimentos em ações socioambientais e parcerias com o ecossistema local por uma indústria 4.0.
“Hoje, a produção de aço da nossa unidade Pecém, aqui no Ceará, representa 9,5% de todo aço bruto produzido no País e 22% da produção da ArcelorMittal no Brasil. Essa posição vem gerando transforma&
...Pelo segundo ano consecutivo, a unidade Pecém da gigante ArcelorMittal alcançou sua capacidade máxima de produção de 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.
Esse marco alinha-se ao esforço da empresa pelo desenvolvimento da economia do Ceará, que ganhou investimentos em ações socioambientais e parcerias com o ecossistema local por uma indústria 4.0.
“Hoje, a produção de aço da nossa unidade Pecém, aqui no Ceará, representa 9,5% de todo aço bruto produzido no País e 22% da produção da ArcelorMittal no Brasil. Essa posição vem gerando transformação social e econômica também regionalmente”, destaca Erick Torres, CEO da unidade Pecém da ArcelorMittal.
A empresa é certificada para a produção de aços de alto valor agregado (HAV), atendendo à indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. Em 2024, foram produzidos 281 novos aços, dos quais 40 são de alto valor agregado (High Added Value - HAV). A participação de aços HAV alcançou 37,7% até outubro de 2024.
"O ano de 2024 foi marcado por avanços significativos na produção sustentável, inovação tecnológica e desenvolvimento de novos aços inteligentes e soluções sustentáveis, como a utilização em fase de testes de veículos elétricos. Para 2025, nossas expectativas e planejamentos estão voltados a mais avanços de performance da operação e ações no âmbito de ESG. Nosso portfólio de aços de alto valor agregado (HAV) foi ampliado, o que fortalece cada vez mais nossa presença no mercado nacional e internacional", compartilhou Torres.
Aumento nas exportações – Os embarques das placas de aço da unidade Pecém da ArcelorMittal, realizadas pelo Porto do Pecém, mantiveram-se praticamente estáveis, com 2,94 milhões de toneladas de placas de aço embarcadas em 2023 e 2,93 milhões de toneladas de placas de aço embarcadas em 2024.
Do total de embarques, a participação das exportações / vendas para o mercado externo cresceram de 62% (1,83 mi t de placas de aço) para 76% (2,25 mi t de placas de aço). Por outro lado, do total de embarque, a participação das vendas para o mercado interno passou de 38% (1,1 mi t de placas de aço) em 2023 para 23% (0,68 mi t de placas de aço) em 2024.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade