Mercado
Assessoria de Imprensa
19/10/2016 11h28 | Atualizada em 20/10/2016 01h52
A ArcelorMittal Mineração está utilizando correias transportadoras de minério para fabricar estruturas para captação da chuva. Redução de custos, agilidade no processo e reciclagem de materiais descartáveis são alguns dos benefícios previstos no projeto de reaproveitamento da correia transportadora para drenagens pluviais. A viabilidade da iniciativa foi testada e comprovada pela área de Gestão de Projetos da empresa.
“Estamos sempre em busca de soluções eficazes que possibilitem a otimização de recursos e o cuidado ambiental. Observei que a borracha descartada poderia ser reaproveitada”, aponta Carlos Trindade, engenheiro civil da ArcelorMittal Mineração e ide
...A ArcelorMittal Mineração está utilizando correias transportadoras de minério para fabricar estruturas para captação da chuva. Redução de custos, agilidade no processo e reciclagem de materiais descartáveis são alguns dos benefícios previstos no projeto de reaproveitamento da correia transportadora para drenagens pluviais. A viabilidade da iniciativa foi testada e comprovada pela área de Gestão de Projetos da empresa.
“Estamos sempre em busca de soluções eficazes que possibilitem a otimização de recursos e o cuidado ambiental. Observei que a borracha descartada poderia ser reaproveitada”, aponta Carlos Trindade, engenheiro civil da ArcelorMittal Mineração e idealizador do projeto. Foram realizados testes nas duas unidades e os resultados foram positivos. Na Mina de Serra Azul, o material substitui as canaletas do tipo meia cana e na Mina do Andrade, as de concreto armado.
O custo chega a ser 10 vezes menor que o valor de investimento tradicional e o tempo necessário para a execução, quatro vezes mais rápido. “Além disso, há a possibilidade de reaproveitamento das estruturas e o custo para a manutenção da nova solução é bem mais baixo”, explica Trindade. A previsão é que em 2016 sejam aplicados aproximadamente 1400 metros de canaletas de correias usadas para este fim.
Sustentar - A prática inovadora foi reconhecida pelo Prêmio Sustentar e conquistou o primeiro lugar na categoria Destaque de Serviços Sustentáveis. A iniciativa é promovida anualmente pelo Instituto Sustentar, em parceria com a WayCarbon. A solenidade de premiação ocorre hoje (18.10) na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima.
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade