P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Mercado
Voltar

Mercado

“Apagão” de talentos

Exame

17/11/2009 16h01


Acabo de conversar com Marcelo Odebrecht, presidente do grupo Odebrecht. Hoje a companhia atua em diversos países fora do Brasil, como Estados Unidos, Angola e Líbia (no caso da construtora, uma das empresas do grupo, quase 80% do faturamento vem do exterior). Marcelo contou que a Odebrecht vem contratando nos últimos tempos 1000 funcionários por mês, em média. Em condições normais de temperatura e pressão, contratar tanta gente já seria uma tarefa complicada. Mas Marcelo vem se deparando com um agravante: a escassez de mão-de-obra especializada. Segundo ele, de operários a engenheiros falta tudo. Por isso, a empresa muitas vezes tem que contratar gente que nunca pisou num canteiro de obras -- e tomar para si a responsabilidade de treina

...

Acabo de conversar com Marcelo Odebrecht, presidente do grupo Odebrecht. Hoje a companhia atua em diversos países fora do Brasil, como Estados Unidos, Angola e Líbia (no caso da construtora, uma das empresas do grupo, quase 80% do faturamento vem do exterior). Marcelo contou que a Odebrecht vem contratando nos últimos tempos 1000 funcionários por mês, em média. Em condições normais de temperatura e pressão, contratar tanta gente já seria uma tarefa complicada. Mas Marcelo vem se deparando com um agravante: a escassez de mão-de-obra especializada. Segundo ele, de operários a engenheiros falta tudo. Por isso, a empresa muitas vezes tem que contratar gente que nunca pisou num canteiro de obras -- e tomar para si a responsabilidade de treinar esse pessoal. Isso custa caro. Só no ano passado foram 20 milhões de dólares. Para ele, se o Brasil quiser realmente crescer, vai precisar resolver duas questões: infra-estrutura e educação.

Esse, aliás, é quase um "mantra" que tenho ouvido de empresários com cada vez mais freqüência. O tal "apagão" de talentos parece que volta a assombrar muitas empresas -- um problema que havia diminuído com a crise, mas que ressurge agora com o reaquecimento da economia.

Será que teremos mesmo gargalos no crescimento -- agora e no futuro -- por causa disso?

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade