Assessoria de Imprensa
11/09/2023 13h14
Foi na década de 1940 que os estudantes Gabriel Andrade e Flávio Gutierrez se tornaram amigos na faculdade de Engenharia.
A amizade virou negócio e, anos depois, no dia 2 de setembro de 1948, juntaram-se a Roberto Andrade, irmão de Gabriel, para fundar o que viria a ser uma das maiores empresas de Engenharia do Brasil.
Hoje, na sede da Andrade Gutierrez (AG), em Belo Horizonte (MG), o trator Soberano (foto) está em exposição, e é considerado o primeiro investimento dos sócios para o aumento de produtividade e símbolo de inovação e força. De tão simbólico, o veículo batizou este ano uma iniciativa interna q
...Foi na década de 1940 que os estudantes Gabriel Andrade e Flávio Gutierrez se tornaram amigos na faculdade de Engenharia.
A amizade virou negócio e, anos depois, no dia 2 de setembro de 1948, juntaram-se a Roberto Andrade, irmão de Gabriel, para fundar o que viria a ser uma das maiores empresas de Engenharia do Brasil.
Hoje, na sede da Andrade Gutierrez (AG), em Belo Horizonte (MG), o trator Soberano (foto) está em exposição, e é considerado o primeiro investimento dos sócios para o aumento de produtividade e símbolo de inovação e força. De tão simbólico, o veículo batizou este ano uma iniciativa interna que reconhece as ações de melhoria contínua e segurança dos funcionários, o Prêmio Soberano.
Completando 75 anos em setembro deste ano, a AG segue a sua tradição e experiência em grandes obras de Óleo e Gás, Infraestrutura e Mineração, com uma expansão significativa para o mercado de Energia.
A companhia, que já participou da construção de 36 hidroelétricas, diversificou a sua atuação na geração de energia e, atualmente, opera em sete projetos da área no Brasil.
Nos últimos cinco anos, os projetos somam mais 6 GW de geração de energia, sendo metade proveniente de fontes renováveis, mais de 2,5 mil km em linhas de transmissão, 12 subestações e 15 milhões m³/dia em processamento de gás natural.
Os primeiros projetos executados pela Andrade Gutierrez foram voltados à área de infraestrutura e, ao longo do tempo, a companhia expandiu seus empreendimentos para outros mercados.
Como, por exemplo, o metrô de São Paulo e as diversas rodovias no Brasil e fora do país. Em 1975, a Usina Hidrelétrica de Itaipu protagonizou o primeiro projeto binacional da companhia. Já o primeiro contrato internacional chegou em 1984 com a construção da rodovia Epena-Impfondo-Dongou, no Congo.
“A AG tem construído e deixado um legado para as novas gerações, lançando tendências do mercado e mantendo a posição de liderança em inovação no setor de Engenharia e Construção. Com uma história de excelência e reinvenção, buscamos contribuir, cada vez mais, para os projetos de forma eficiente e sustentável, desenvolvendo soluções customizadas para as necessidades dos clientes com um jeito próprio de fazer, que conecta parceiros e aquece o mercado brasileiro de engenharia de alta performance”, destaca o Presidente do Grupo Andrade Gutierrez, Ricardo Sena.
Exterior – No exterior, um braço forte é a Zagope, empresa sediada em Portugal, responsável pelas obras de expansão do metrô de Lisboa. Outro segmento de atuação da companhia é o de montagens industriais, com a Vertin, por meio de uma parceria com a CA3M.
Já com o Vetor AG, criado em 2018 e considerado o primeiro programa de inovação aberta de Engenharia e Construção.
Em outubro, a empresa, que foi considerada este ano pela quarta vez consecutiva como a mais inovadora do setor, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil, vai lançar seu programa de corporate venture builder (CVB) para incubar startups em estágio mais inicial. A iniciativa, chamada Vetor AG Ventures, conta com a parceria da FCJ Venture Builder e pretende apoiar cinco construtechs e iniciativas em setores adjacentes, como mineração, óleo e gás, nesta primeira edição.
A produtividade observada nos projetos da AG é resultado da aplicação de ferramentas tecnológicas relacionadas à Engenharia 4.0 e BIM (Building Information Modeling). Nesse sentido, a cultura de inovação já faz parte da rotina dos colaboradores, que são incentivados a sempre buscar novas estratégias inovadoras para as entregas.
Essa prática é estruturada na empresa por meio de alguns setores, responsáveis pela implementação do BIM nas obras e por projetos de melhoria contínua e excelência operacional. Desde 2016, a AG desenvolveu um sistema próprio, o Sistema AG de Excelência (SAGE), para consolidar suas rotinas e processos operacionais, sendo benchmarking para diversas empresas brasileiras.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade