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METROVIÁRIO
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Alstom inicia produção de trens para as linhas 8 e 9 do metrô de SP

Um total de 36 trens, com 8 carros cada, está sendo produzido na fábrica de Taubaté

Assessoria de Imprensa

28/07/2022 11h55 | Atualizada em 04/08/2022 09h36


A Alstom iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP).

As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. Ao todo, 36 trens de oito carros cada serão produzidos na unidade industrial da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo.

Os carros fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

Com design moderno, as novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia elétrica, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros.

Fabricados em aço inoxidável, um dos principais ganhos é a durabilidade: as caixas duram mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono.

A nova frota operará com a solução de Contr

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A Alstom iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP).

As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. Ao todo, 36 trens de oito carros cada serão produzidos na unidade industrial da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo.

Os carros fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

Com design moderno, as novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia elétrica, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros.

Fabricados em aço inoxidável, um dos principais ganhos é a durabilidade: as caixas duram mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono.

A nova frota operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC), responsável por garantir que a condução do trem se faça dentro dos limites de velocidade seguros estabelecidos pelos equipamentos de sinalização instalados ao longo da via.

Os trens também contarão com tecnologias modernas, como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio e extintores.

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros. "É de extrema importância e satisfação para a Alstom poder continuar impactando positivamente a vida das pessoas”, diz Pierre Bercaire, diretor geral da Alstom Brasil.

"A renovação da frota será um legado da concessionária ViaMobilidade Linhas 8 e 9 para milhares de paulistanos, contribuindo de fato para a mobilidade humana, melhorando a qualidade de vida e ampliando caminhos e escolhas”, completa Adriana Martins, diretora de engenharia da CCR Mobilidade.

Segundo dados anteriores à pandemia, as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos transportam mais de um milhão de passageiros por dia.

A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 km de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi.

Já a Linha 9, que interliga Osasco ao Grajaú, tem 32 km de extensão e 18 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.

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