Assessoria de Imprensa
06/07/2023 08h54
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou recentemente uma nova norma inovadora para o gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil.
Essa iniciativa visa estabelecer diretrizes e procedimentos para lidar com o descarte e tratamento adequados de resíduos sólidos, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a proteção ambiental.
A norma estabelece critérios para a classificação dos resíduos sólidos, levando em consideração seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, ela define responsabilidades e requisitos para o manejo correto desses resíduos, a
...A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou recentemente uma nova norma inovadora para o gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil.
Essa iniciativa visa estabelecer diretrizes e procedimentos para lidar com o descarte e tratamento adequados de resíduos sólidos, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a proteção ambiental.
A norma estabelece critérios para a classificação dos resíduos sólidos, levando em consideração seus riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Além disso, ela define responsabilidades e requisitos para o manejo correto desses resíduos, abrangendo desde a sua geração até a sua destinação final. Isso inclui a coleta seletiva, o transporte seguro, o armazenamento adequado e a disposição final adequada dos resíduos.
Uma das principais inovações dessa norma é o estímulo à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, como forma de minimizar os impactos ambientais. Ela incentiva a implementação de programas de gestão de resíduos sólidos nas organizações, envolvendo a conscientização dos colaboradores e a adoção de práticas sustentáveis.
A ABNT ressalta a importância da adoção dessa norma por empresas, órgãos públicos e demais instituições envolvidas no gerenciamento de resíduos sólidos. Através de sua aplicação, busca-se promover uma gestão mais eficiente e responsável dos resíduos sólidos no Brasil, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do país.
“A implementação dessa nova norma da ABNT para o gerenciamento de resíduos sólidos é um passo importante para enfrentar os desafios ambientais que o país enfrenta. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a necessidade de reduzir o impacto dos resíduos no meio ambiente, essa norma surge como um guia para a adoção de práticas mais responsáveis”, afirma a Associação.
Além disso, a norma estabelece diretrizes para a logística reversa, um conceito fundamental para a gestão adequada dos resíduos sólidos. A logística reversa envolve o retorno dos resíduos sólidos para o ciclo produtivo, por meio da coleta seletiva, reciclagem e outras formas de reaproveitamento.
Nesse contexto, o Instituto de Logística Reversa (ILOG) busca promover a logística reversa e no estímulo às boas práticas de gerenciamento de resíduos sólidos.
O ILOG trabalha em parceria com o governo, empresas e outras instituições, visando desenvolver soluções eficientes e sustentáveis para o descarte e tratamento de resíduos.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade