Mercado
18/01/2018 08h40 | Atualizada em 18/01/2018 15h02
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e parceiros estratégicos de governo e setor privado, está disponibilizando o Manual da Construção Industrializada – Volume II. A publicação é fruto de um esforço coletivo desenvolvido pela ABDI em estreita parceria com o Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI). no sentido de contribuir para a industrialização da Construção Civil no país.
O objetivo do Manual é oferecer informações para orientar as práticas de planejar, projetar, contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas, ou privadas, com aplicação de sistemas e subsistemas construtivos industrial
...A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e parceiros estratégicos de governo e setor privado, está disponibilizando o Manual da Construção Industrializada – Volume II. A publicação é fruto de um esforço coletivo desenvolvido pela ABDI em estreita parceria com o Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI). no sentido de contribuir para a industrialização da Construção Civil no país.
O objetivo do Manual é oferecer informações para orientar as práticas de planejar, projetar, contratar, fiscalizar e aceitar obras públicas, ou privadas, com aplicação de sistemas e subsistemas construtivos industrializados (SCI).
As informações que compõem este Manual foram levantadas por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto a representantes dos setores de diversas tecnologias associadas a sistemas, subsistemas e demais elementos construtivos industrializados disponíveis no Brasil.
São apresentados, de modo imparcial e idôneo, conceitos, referências, exemplos e outros aspectos importantes que envolvem as aplicações de sistemas e subsistemas construtivos industrializados, não sendo objetivo promover tecnologias ou sistemas construtivos específicos.
O Manual pode ser aplicado a qualquer processo de contratação de sistemas industrializados. É uma publicação técnica, prática e de fácil leitura, consistindo em um conjunto de informações norteadoras que auxiliam na contratação de sistemas industrializados, por meio de diretrizes, algumas delas apresentadas em forma de quadros e checklists, que podem ser preenchidos pelos responsáveis pela contratação, gerando subsídios para a seleção dos melhores sistemas.
Neste segundo volume o Manual aprofunda o nivelamento sobre conceitos e grau de industrialização da construção no Brasil, detalha as etapas e requisitos essenciais para uma adequada concepção de projeto e, por fim, descreve e exemplifica as principais aplicações de sistemas e subsistemas industrializados.
Com isto, a ABDI pretende consolidar o Manual como importante ferramenta prática de consulta e orientação na contratação de soluções em sistemas construtivos industrializados. O Volume 1 do Manual focou nos Sistemas Construtivos Industrializados de Estrutura e Vedação para edificações.
GT – Construção Industrializada (GT-CI)
O Grupo de Trabalho – Construção Industrializada (GT-CI) foi instituído no final de 2013, por iniciativa da ABDI e apoio do MDIC e da ABRAMAT para estruturação de temas e mobilização de agentes públicos e privados visando o apoio e a promoção da industrialização da Construção no Brasil, por meio de ações conjuntas entre governo e setor privado.
A coordenação do GT-CI está sob a responsabilidade da ABDI, com as seguintes participações:
ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
Claudionel Campos Leite e Leonardo Almeida Martins
MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Talita Tormin Saito, Andressa Mares Guia Milhomens, Pedro Reckziegel e Hugo Sigaki
MCidades – Ministério das Cidades
Maria Salette Weber e José Oliveira
MPDC – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Controle
Guilherme Bianco e Daniel Perini
TCU – Tribunal de Contas da União
Cleiton Rocha de Matos
CAIXA – Caixa Econômica Federal
Ronaldo Carvalho, Valdir Cobos
FUB/UnB – Fundação Universidade de Brasília
Raquel Naves Blumenschein e Rosa Maria Sposto
ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção
Laura Marcellini, Paulo Rico Perez e Paula Marcilli Petroni
CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Raquel Sad Seiberlich Ribeiro
DECONCIC/Fiesp – Departamento da Indústria da Construção - FIESP
Mário Willian Esper
ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto
Íria Lícia Oliva Doniak
ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica/ CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço/ Instituto Aço Brasil
Marcelo Baldino, Janaina Maria da Silva e Débora Oliveira
DRYWALL – Associação Brasileira do DRYWALL
Carlos Roberto de Luca e Luiz Antônio Martins Filho
SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Afonso Mamede e João Claudio Schmidt
AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio – Antônio Júnior
IBA – Indústria Brasileira de Árvores – Carlos Mariotti
ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica - Luís Lima
ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres
27 de agosto 2020
02 de julho 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade