Assessoria de Imprensa
03/02/2022 11h00 | Atualizada em 08/03/2022 15h13
Por Paulo Cezar Martins Pereira*
Com cada vez mais destaque na economia nacional, o setor da construção de civil projeta bons resultados para os próximos anos.
De acordo com um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o segmento deve registrar uma alta de 2% em 2022.
Os dados apontam, ainda, uma expansão de 7,6% em 2021, o maior crescimento da década. Diante deste contexto, insumos utilizados nestas indústrias são fundamentais para o impulsionar o setor. Este é o caso do cobre e suas ligas, metais com aplicações frequentes em obras e construç
...Por Paulo Cezar Martins Pereira*
Com cada vez mais destaque na economia nacional, o setor da construção de civil projeta bons resultados para os próximos anos.
De acordo com um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o segmento deve registrar uma alta de 2% em 2022.
Os dados apontam, ainda, uma expansão de 7,6% em 2021, o maior crescimento da década. Diante deste contexto, insumos utilizados nestas indústrias são fundamentais para o impulsionar o setor. Este é o caso do cobre e suas ligas, metais com aplicações frequentes em obras e construções.
Benefícios – O cobre destaca-se por apresentar melhor desempenho e durabilidade quando comparado a outros insumos, com diferentes destinações.
O metal é aplicado em fios e cabos por sua excelente condutibilidade elétrica, além de ser empregado onde há troca de calor, como por exemplo, nos aquecedores de água que podem operar a partir da energia elétrica ou solar, importantes fontes de energias renováveis.
Em países com clima muito frio o cobre é aplicado nos sistemas de calefação para aquecimento e manutenção da temperatura do ambiente.
Neste sentido, a cadeia do frio também se beneficia, por exemplo, os tubos utilizados em componentes de refrigeração, como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e refrigeradores comerciais, por permitir eficiência energética e maior vida útil desses itens pela alta durabilidade do cobre.
A sua versatilidade pode ser expandida com o uso de ligas, dentre elas o latão, (mistura de cobre e zinco) com inúmeras aplicações na construção civil, devido à um conjunto de propriedades mecânicas que favorecem sua transformação, e podem ser fornecidos como produtos semielaborados nos formatos de barras, perfis especiais, fios, laminados e tubos que resultarão em válvulas, torneiras e outros metais sanitários, cadeados, chaves, tomadas, interruptores e parafusos de fixação, citando alguns exemplos.
Por ser altamente resistente a diversas variações de temperatura e pressão o material é aplicado em tubulações e conexões para os sistemas hidráulicos e instalações de gás, além de possuir baixo coeficiente de atrito, alta resistência e estanqueidade, propriedades que favorecem sua utilização nas válvulas encontradas em botijões e nas conexões dos extintores de combate a incêndio, o que garante maior segurança e durabilidade.
Os tubos flexíveis de gás feitos de latão são extremamente resistentes, ideais para situações em que a união da tubulação está sujeita a desmontagens e remontagens periódicas, o que é uma grande vantagem em comparação a outros materiais que podem se romper nesse tipo de manutenção.
Portanto, por conta de suas propriedades mecânicas, o cobre e suas ligas são utilizados em diferentes áreas da construção civil e estão presentes no cotidiano desde tubulações, conexões e instalações até refrigeradores e aparelhos eletroeletrônicos trazendo diversos benefícios por suas singulares características.
*Paulo Cezar Martins Pereira, superintendente de vendas e marketing da Termomecanica
19 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade