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Revista GC - Ed.107 - Novembro / Dezembro
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ESPECIAL RODOVIAS

Rota das Bandeiras

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação de Faixa adicional na Rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Atibaia (SP)
Investimento: R$ 96 milhões (base: novembro de 2024)
Tipo: Ampliação
Escopo: A obra refere-se à implantação de 14 km de Faixa Adicional, com 3.50 m de largura e adequação dos Acostamentos para largura final de 3.00 m do km 74+000 ao 88+150 (Norte e Sul) da rodovia

  • Em maio de 2024, a concessionária concluiu o trecho I, entre os km 74 e 80
  • Além dos serviços de terraplenagem, contenções, pavimento, drenagem e sinalização, foi realizado o alargamento de três OAEs, localizadas nos km 73+923, 76+500 e 78+980 das pistas expressas da SP-065, faltando apenas o alargamento de OAE no km 86+000
  • O alargamento consiste na adequação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação de Faixa adicional na Rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Atibaia (SP)
Investimento: R$ 96 milhões (base: novembro de 2024)
Tipo: Ampliação
Escopo: A obra refere-se à implantação de 14 km de Faixa Adicional, com 3.50 m de largura e adequação dos Acostamentos para largura final de 3.00 m do km 74+000 ao 88+150 (Norte e Sul) da rodovia

  • Em maio de 2024, a concessionária concluiu o trecho I, entre os km 74 e 80
  • Além dos serviços de terraplenagem, contenções, pavimento, drenagem e sinalização, foi realizado o alargamento de três OAEs, localizadas nos km 73+923, 76+500 e 78+980 das pistas expressas da SP-065, faltando apenas o alargamento de OAE no km 86+000
  • O alargamento consiste na adequação de trem tipo da estrutura e reforço estrutural sob a plataforma existente, para suporte da terceira faixa e continuidade do acostamento
  • Assim, as pontes e viadutos ganham largura total de 15.40 m, contando com três faixas de rolamento, refúgio, acostamento e proteção com barreiras rígidas

Benefícios: Esse complexo de obras tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários
Estágio: Em andamento

  • Previsão de conclusão até o km 88 durante o 2º semestre de 2025

Executor: Quimassa (terraplenagem e pavimentação) e Tranenge (alargamento de OAEs)

  • Intervenções relativas ao trecho I, do km 74 ao 80
  • A execução do trecho II da obra, do km 80 ao 88, ainda está em fase de contratação

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação de Marginais e Melhorias de Interseção do km 114 ao 121 da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Campinas (SP)
Investimento: R$ 70 milhões
Tipo: Ampliação
Estágio: 27% concluídos
Executor: Unicom (Contenções)

  • Obras de infraestrutura e OAEs em fase de contratação

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Estradas Secundárias (8 itens) da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Nazaré Paulista (SP)
Investimento: R$ 9 milhões
Tipo: Ampliação
Estágio: 11% concluídos
Executor: EGP

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2023-2024)
Implantação da Perimetral de Itatiba (SPI-081/360)

Local: Itatiba (SP)
Investimento: R$ 168 milhões (base: julho de 2024)
Tipo: Ampliação
Escopo: A obra consiste na execução de 8,2 km de rodovia, iniciando na Interseção do km 81 da Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) até a interseção no km 23 da rodovia Luciano Consoline (SP-063)

  • As obras do trecho do km 0 ao 8+240 foram concluídas em junho de 2024
  • Para a implantação dos 8,2 km foram necessárias 7 OAEs, estruturas de contenção, 3 passagens de fauna subterrâneas e 2 aéreas, implantação de sinalização e elementos de segurança, além de dois acessos para balanças móveis, nos km 0+800 e 1+500, além da construção de posto SAU no km 1+900, concluídos em janeiro de 2022

Benefícios: A obra visa levar o tráfego rodoviário para fora da zona urbana do município, melhorar a qualidade de vida da população, reduzir ruídos e emissão de poluentes, ampliar a malha rodoviária estadual, melhorar a mobilidade e a segurança viária, trazendo ganhos logísticos para o escoamento da produção e se tornando a nova ligação do Corredor Dom Pedro e Anhanguera-Bandeirantes

PRINCIPAL PROJETO PARA 2025
Duplicação da Rodovia Luciano Consoline (SP-063), do km 22+800 ao 24+600, com a intervenção iniciando na Interseção com a obra da Perimetral de Itatiba

  • A obra prevê seção composta por três faixas de rolamento com 3,60 m de largura, acostamento de 1,50 m de largura, faixa de segurança interna com 1 m de largura e barreira rígida entre pistas, além da implantação de dois muros à flexão

Local: Itatiba (SP)
Investimento: R$ 42 milhões (base: julho de 2024)
Tipo: Duplicação
Benefícios: A execução visa maior segurança e fluidez aos usuários, com adequação e melhoria dos acessos existentes

  • A previsão é de que as obras comecem no início de 2025, com conclusão em 12 meses

VALORES INVESTIDOS EM 2023/2024

  • Volume de recursos próprios: 100% (R$ 193 milhões)

FATOS MARCANTES

  • A Rota das Bandeiras conquistou duas categorias do “Prêmio Concessionária do Ano”, promovido pela Artesp
  • A Concessionária foi a vencedora da categoria “Relacionamento com a Sociedade”, na edição 2022 do Prêmio, além de “Eficiência dos Serviços Operacionais”, na edição 2023

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