P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.55 - Dezembro 2014
Voltar
Concreto Hoje

Indústria do concreto adota soluções sustentáveis

A crise hídrica que assola parte do Brasil reforçou a discussão sobre iniciativas sustentáveis, inclusive na indústria de concreto. E não é difícil entender o porquê. Os pesquisadores Jorge de Brito (Instituto Superior Técnico de Lisboa) e Nabayoti Saikia (universidade indiana de Kaziranga), destacam que a produção de concreto exige grandes quantidades de água potável. No livro Recycled Aggregates in Concrete, de autoria de ambos e publicado em 2013, há a informação de que o elemento represente entre 15% e 18% do volume da mistura de concreto estrutural. Em função da escassez do recurso em nível global, a cadeia de valor do segmento tem estudado rotas alternativas. As tecnologias para diminuir o consumo de água envolvem desde o uso de aditivos - que podem reduzir o consumo do recurso em até 20% - até a água de reuso.

No Brasil, a norma NBR 15900 (água para amassamento do concreto), estabelece os critérios do uso do recurso na produção do material. Segundo a normalização, a água potável que atenda à portaria 518, do Ministério da Saúde, estaria dentro dos padrõe


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.