PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida
Local: Diversos municípios
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras incluem intervenções em Sinalização Horizontal e Vertical, Dispositivos e Elementos de Segurança, Terraplenos, Drenagem, Edificações e Pavimento Rígido e Flexível
- A Concessionária concluiu o “Plano de 100 Dias”, uma iniciativa para identificar e corrigir rapidamente 42 pontos críticos da BR-040, como:
- Obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete
- Reforço da sinalização vertical e horizontal em pontos críticos
- Desobstruç&
PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida
Local: Diversos municípios
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras incluem intervenções em Sinalização Horizontal e Vertical, Dispositivos e Elementos de Segurança, Terraplenos, Drenagem, Edificações e Pavimento Rígido e Flexível
- A Concessionária concluiu o “Plano de 100 Dias”, uma iniciativa para identificar e corrigir rapidamente 42 pontos críticos da BR-040, como:
- Obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete
- Reforço da sinalização vertical e horizontal em pontos críticos
- Desobstrução de drenagens e dispositivos
- Recuperação de terraplenos erodidos e passivos ambientais
- Iluminação do Trevo de Moeda, atendendo a um clamor antigo da sociedade sobre o tema
Executor: Pavidez
DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida
Local: Diversos municípios
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras buscam corrigir patologias e atender a parâmetros mínimos previstos na concessão
- A Concessionária concluiu o “Plano de 100 Dias”, uma iniciativa para identificar e corrigir rapidamente 42 pontos críticos da BR-040, como:
- Trevo de Moeda: as obras contemplaram melhorias de pavimento e sinalização da via, utilizando a plataforma pavimentada existente para otimizar as pistas e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda
- As intervenções na sinalização contam com elementos como redutores de velocidade, dispositivos refletivos e um leve desvio do traçado à direita na pista Norte, no sentido Belo Horizonte, para direcionar o tráfego
- Uma das faixas foi convertida em faixa de aceleração para motoristas que acessam a rodovia a partir de Moeda, contribuindo para uma integração mais segura e eficiente ao fluxo principal
- A nova sinalização conta com pintura de faixas com tintas de alta resistência à abrasão, microesferas com alta refletância, Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERVs) e novas placas indicativas e de advertência, com o objetivo de mitigar o risco de acidentes no local
- Já as obras de pavimentação utilizam asfalto-borracha, que proporciona maior durabilidade ao pavimento e melhor aderência dos pneus com a superfície
- “Além de sustentável — contando com 15% de borracha moída oriunda de pneus reutilizados —, o material oferece maior durabilidade e é cerca de 5 vezes mais resistente ao trincamento do que o asfalto convencional”, destaca a empresa
- Outro benefício é que a solução reduz significativamente o spray — nuvem de gotículas de água lançada pelos pneus durante a chuva, que compromete a visibilidade — graças à capacidade de melhorar a drenagem na superfície, proporcionando mais segurança aos motoristas
- Curva da Celinha: pavimentação, sinalização e dispositivos de segurança foram melhorados para aumentar a visibilidade dos motoristas e reduzir a velocidade
- Trevo do Paulo VI: O pavimento foi revitalizado e foram instalados tachões e balizadores
- Pavimentação: Foram realizadas obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete
- Sinalização: A sinalização vertical e horizontal foi reforçada em pontos críticos
- Drenagem: As drenagens e dispositivos foram desobstruídos
- Terraplenos: Os terraplenos foram erodidos e passivos ambientais recuperados
PRINCIPAL PROJETO PARA 2025
Requalificação do pavimento, conforme previsão contratual
Local: Diversos municípios
Tipo: Manutenção
Escopo: O objetivo é corrigir patologias atendendo a parâmetros mínimos previstos para essa etapa da concessão
- “Também continuaremos com as ações envolvendo a revitalização da sinalização horizontal e vertical, entre outras ações envolvendo os trabalhos iniciais”, informa a empresa
PLANO DE INVESTIMENTO
O plano de investimentos da EPR Litoral Pioneiro está distribuído entre as frentes de recuperação das rodovias (que se estende até o 5º ano da concessão), frente de ampliações e melhorias (que se estende até o 7º ano) e frente de manutenção e conservação da infraestrutura (que se estende ao longo dos 30 anos de concessão)
VALORES INVESTIDOS EM 2023/2024
- Volume de recursos próprios: 100%
EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2025
“A expectativa é de aquecimento e concorrência ao mercado de prestadores de serviços em rodovias, tendo em vista os leilões ainda por ocorrer até o final e 2024 e o pipeline previsto para 2025”, diz a concessionária
FATOS MARCANTES
- Assinado em 2024, o contrato de concessão tem prazo de 30 anos
- A EPR Via Mineira cumpriu marcos importantes do contrato de concessão, com a conclusão do “Plano de 100 Dias”, que reforça seu caminho para licença social com os municípios, no sentido de apresentar o plano de investimentos e melhorias previstas para a concessão, bem como estabelecer uma agenda de diálogo para viabilizar as obras com o menor impacto possível para os municípios
- A empresa é finalista do prêmio “Destaques ANTT” em três categorias: Intervenções no Trevo de Moeda, Plano de 100 Dias e Influenciadores digitais como um canal de comunicação do DUF