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Revista GC - Ed.107 - Novembro / Dezembro
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ESPECIAL RODOVIAS

EPR Via Mineira

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida

Local: Diversos municípios
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras incluem intervenções em Sinalização Horizontal e Vertical, Dispositivos e Elementos de Segurança, Terraplenos, Drenagem, Edificações e Pavimento Rígido e Flexível

  • A Concessionária concluiu o “Plano de 100 Dias”, uma iniciativa para identificar e corrigir rapidamente 42 pontos críticos da BR-040, como:
  • Obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete
  • Reforço da sinalização vertical e horizontal em pontos críticos
  • Desobstruç&

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida

Local: Diversos municípios
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras incluem intervenções em Sinalização Horizontal e Vertical, Dispositivos e Elementos de Segurança, Terraplenos, Drenagem, Edificações e Pavimento Rígido e Flexível

  • A Concessionária concluiu o “Plano de 100 Dias”, uma iniciativa para identificar e corrigir rapidamente 42 pontos críticos da BR-040, como:
  • Obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete
  • Reforço da sinalização vertical e horizontal em pontos críticos
  • Desobstrução de drenagens e dispositivos
  • Recuperação de terraplenos erodidos e passivos ambientais
  • Iluminação do Trevo de Moeda, atendendo a um clamor antigo da sociedade sobre o tema

Executor: Pavidez

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida

Local: Diversos municípios
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras buscam corrigir patologias e atender a parâmetros mínimos previstos na concessão

  • A Concessionária concluiu o “Plano de 100 Dias”, uma iniciativa para identificar e corrigir rapidamente 42 pontos críticos da BR-040, como:
  • Trevo de Moeda: as obras contemplaram melhorias de pavimento e sinalização da via, utilizando a plataforma pavimentada existente para otimizar as pistas e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda
  • As intervenções na sinalização contam com elementos como redutores de velocidade, dispositivos refletivos e um leve desvio do traçado à direita na pista Norte, no sentido Belo Horizonte, para direcionar o tráfego
  • Uma das faixas foi convertida em faixa de aceleração para motoristas que acessam a rodovia a partir de Moeda, contribuindo para uma integração mais segura e eficiente ao fluxo principal
  • A nova sinalização conta com pintura de faixas com tintas de alta resistência à abrasão, microesferas com alta refletância, Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERVs) e novas placas indicativas e de advertência, com o objetivo de mitigar o risco de acidentes no local
  • Já as obras de pavimentação utilizam asfalto-borracha, que proporciona maior durabilidade ao pavimento e melhor aderência dos pneus com a superfície
  • “Além de sustentável — contando com 15% de borracha moída oriunda de pneus reutilizados —, o material oferece maior durabilidade e é cerca de 5 vezes mais resistente ao trincamento do que o asfalto convencional”, destaca a empresa
  • Outro benefício é que a solução reduz significativamente o spray — nuvem de gotículas de água lançada pelos pneus durante a chuva, que compromete a visibilidade — graças à capacidade de melhorar a drenagem na superfície, proporcionando mais segurança aos motoristas
  • Curva da Celinha: pavimentação, sinalização e dispositivos de segurança foram melhorados para aumentar a visibilidade dos motoristas e reduzir a velocidade
  • Trevo do Paulo VI: O pavimento foi revitalizado e foram instalados tachões e balizadores
  • Pavimentação: Foram realizadas obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete
  • Sinalização: A sinalização vertical e horizontal foi reforçada em pontos críticos
  • Drenagem: As drenagens e dispositivos foram desobstruídos
  • Terraplenos: Os terraplenos foram erodidos e passivos ambientais recuperados

PRINCIPAL PROJETO PARA 2025
Requalificação do pavimento, conforme previsão contratual

Local: Diversos municípios
Tipo: Manutenção
Escopo: O objetivo é corrigir patologias atendendo a parâmetros mínimos previstos para essa etapa da concessão

  • “Também continuaremos com as ações envolvendo a revitalização da sinalização horizontal e vertical, entre outras ações envolvendo os trabalhos iniciais”, informa a empresa

PLANO DE INVESTIMENTO

O plano de investimentos da EPR Litoral Pioneiro está distribuído entre as frentes de recuperação das rodovias (que se estende até o 5º ano da concessão), frente de ampliações e melhorias (que se estende até o 7º ano) e frente de manutenção e conservação da infraestrutura (que se estende ao longo dos 30 anos de concessão)

VALORES INVESTIDOS EM 2023/2024

  • Volume de recursos próprios: 100%

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2025

“A expectativa é de aquecimento e concorrência ao mercado de prestadores de serviços em rodovias, tendo em vista os leilões ainda por ocorrer até o final e 2024 e o pipeline previsto para 2025”, diz a concessionária

FATOS MARCANTES

  • Assinado em 2024, o contrato de concessão tem prazo de 30 anos
  • A EPR Via Mineira cumpriu marcos importantes do contrato de concessão, com a conclusão do “Plano de 100 Dias”, que reforça seu caminho para licença social com os municípios, no sentido de apresentar o plano de investimentos e melhorias previstas para a concessão, bem como estabelecer uma agenda de diálogo para viabilizar as obras com o menor impacto possível para os municípios
  • A empresa é finalista do prêmio “Destaques ANTT” em três categorias: Intervenções no Trevo de Moeda, Plano de 100 Dias e Influenciadores digitais como um canal de comunicação do DUF

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