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Revista GC - Ed.107 - Novembro / Dezembro
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ESPECIAL RODOVIAS

EPR Litoral Pioneiro

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida

Local: Diversos municípios do Paraná
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras incluem Intervenções em Sinalização Horizontal e Vertical, OAEs, Dispositivos e Elementos de Segurança, Terraplenos, Drenagem, Edificações e Pavimento Rígido e Flexível
Benefícios: Parte da etapa dos trabalhos iniciais da concessão, a obra busca corrigir patologias e atender os parâmetros mínimos previstos
Executor: Dromos

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação de Bases Operacionais e de Serviços aos motoristas


PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Conservação e revitalização da infraestrutura na malha concedida

Local: Diversos municípios do Paraná
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Abrangendo trabalhos iniciais da concessão, as obras incluem Intervenções em Sinalização Horizontal e Vertical, OAEs, Dispositivos e Elementos de Segurança, Terraplenos, Drenagem, Edificações e Pavimento Rígido e Flexível
Benefícios: Parte da etapa dos trabalhos iniciais da concessão, a obra busca corrigir patologias e atender os parâmetros mínimos previstos
Executor: Dromos

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação de Bases Operacionais e de Serviços aos motoristas

Local: 12 bases distribuídas por toda a malha concedida
Investimento: R$ 50 milhões
Tipo: Melhoria
Estágio: Inicial
Executor: Tucumann

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Estabilização de encosta no km 40 da Rodovia Governador Ney Braga (BR-277)

Local: Morretes (PR)
Investimento: R$ 3,5 milhões
Tipo: Manutenção
Escopo: Obra de estabilização de encosta
Executor: LokLivre

PRINCIPAL PROJETO PARA 2025
Construção de Ponto de Parada e Descanso para motoristas de caminhões na PR-092, na região de Arapoti (PR)

  • O empreendimento tem o objetivo de oferecer aos motoristas um local com estacionamento de caminhões e área de vivência com banheiros e chuveiros
  • O Investimento gira em torno de R$ 16 milhões

VALORES INVESTIDOS EM 2023/2024

  • Volume de recursos próprios: 100% (R$ 450 milhões)

PLANO DE INVESTIMENTO

O plano de investimentos da EPR Litoral Pioneiro está distribuído entre as frentes de Recuperação das rodovias (que se estende até o 5º ano da concessão), frente de ampliações e melhorias (que se estende até o 7º ano) e frente de manutenção e conservação da infraestrutura (que se estende ao longo dos 30 anos de concessão)

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2025

“A expectativa é de aquecimento e concorrência ao mercado de prestadores de serviços em rodovias, tendo em vista os leilões ainda por ocorrer até o final e 2024 e o pipeline previsto para 2025”, observa a companhia

FATOS MARCANTES

  • Estão sob administração da concessionária as rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, que percorrem 27 cidades do Paraná, incluindo a capital Curitiba
  • Assinado em 2024, o contrato de concessão tem prazo de 30 anos
  • “A EPR Litoral Pioneiro cumpriu marcos importantes do contrato de concessão, como entrega de cadastros gerais da malha concedida no 3º mês de concessão e início da operação na região portuária de Paranaguá (PR 092 e PR 151) em agosto, com a oferta de serviços médicos e de atendimento a emergências
  • A empresa foi finalista do prêmio “Destaques ANTT” com iniciativas de políticas de integridade e a “calculadora do DUF”, uma inovação tecnológica que fomenta o programa de descontos do contrato, a fim de contribuir com ampla divulgação e atendimento ao usuário das rodovias
  • Em setembro foi concluída uma obra emergencial de estabilização de encosta na BR-277, na altura do km 40 (Serra do Mar), onde foi realizada ações de limpeza, execução de tirantes, concreto projetado e drenagem
  • “A concessionária segue sua agenda de licença social com os municípios, no sentido de apresentar o plano de investimentos e de melhorias previstas para a concessão, bem como estabelecer uma agenda de diálogo para viabilizar as obras com o menor impacto possível para os municípios”, anota a companhia

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