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Revista GC - Ed.21 - Novembro 2011
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Especial Portos

Concluída a perfuração do túnel do Superporto Sudeste

A MMX Mineração e Metálicos S.A., empresa do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, acaba de concluir a perfuração do túnel do Superporto Sudeste. Com 1,8 km de extensão, 11 metros de altura e 20 metros de largura, o túnel atravessa uma grande formação rochosa, ligando a área destinada à instalação dos pátios de armazenamento de minério de ferro ao píer do porto. No interior do túnel serão instaladas esteiras rolantes, que farão a movimentação do minério. As obras de perfuração do túnel foram executadas pelo consórcio ARG/Civilport e exigiram a retirada de 365 mil m3 de rocha.

Uma vez concluído, o Superporto Sudeste será o responsável pelo escoamento de, no mínimo, 50 milhões de toneladas/ano de minério de ferro brasileiro para o mercado transoceânico. O túnel, no entanto, foi construído contemplando a expansão do porto para a capacidade de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Além da escavação do túnel, as obras do Superporto Sudeste avançam simultaneamente em outras frentes. Prossegue a construção dos dois pátios de estocagem para minério de ferro e da estrutur


A MMX Mineração e Metálicos S.A., empresa do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, acaba de concluir a perfuração do túnel do Superporto Sudeste. Com 1,8 km de extensão, 11 metros de altura e 20 metros de largura, o túnel atravessa uma grande formação rochosa, ligando a área destinada à instalação dos pátios de armazenamento de minério de ferro ao píer do porto. No interior do túnel serão instaladas esteiras rolantes, que farão a movimentação do minério. As obras de perfuração do túnel foram executadas pelo consórcio ARG/Civilport e exigiram a retirada de 365 mil m3 de rocha.

Uma vez concluído, o Superporto Sudeste será o responsável pelo escoamento de, no mínimo, 50 milhões de toneladas/ano de minério de ferro brasileiro para o mercado transoceânico. O túnel, no entanto, foi construído contemplando a expansão do porto para a capacidade de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Além da escavação do túnel, as obras do Superporto Sudeste avançam simultaneamente em outras frentes. Prossegue a construção dos dois pátios de estocagem para minério de ferro e da estrutura offshore. A montagem dos equipamentos, como viradores de vagões e carregadores de navio, já foi contratada com as empresas Thyssen Krupp e ZPMC, e está programada para começar no primeiro semestre de 2012. As obras civis serão realizadas pelo consórcio ARG-Civilport.

A PortX, também do Grupo EBX, detentora do Superporto Sudeste e responsável por sua construção e operação, divulgou, no ano passado, a decisão de expandir a capacidade de movimentação do porto, que passará de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano para 100 Mtpa. Em dezembro de 2010, com a aquisição de uma área de 150.000 m2, adjacente ao seu pátio de estocagem de minério de ferro, a PortX viabiliza a construção de um terminal de estocagem com capacidade duas vezes maior do que a prevista inicialmente. O investimento para a construção do Superporto Sudeste é de R$1,8 bilhão.

Superporto Sudeste

O Superporto Sudeste é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, dedicado à movimentação de minério de ferro, que está sendo construído na Ilha da Madeira, no município de Itaguaí (RJ). Estrategicamente localizado, o Superporto Sudeste representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e o oceano.

Com profundidade de 21 metros, o empreendimento terá capacidade para receber navios de grande calado, como os do tipo Capesize.

Localizado próximo à Baía de Sepetiba, o terminal portuário, cuja implantação foi iniciada pela LLX, será responsável pela movimentação de minério de ferro originado no Sistema Sudeste da MMX Mineração e Metálico, empresa de mineração do Grupo EBX, bem como de outras mineradoras. Pelo cronograma, no primeiro ano, o porto vai movimentar 20 milhões de toneladas, volume que sobe para 40 a 50 milhões no ano seguinte. Um ano depois, o terminal alcançaria ritmo pleno.

Com todas as licenças necessárias para a construção do Superporto, incluindo a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), expedida em março de 2010, e o financiamento de longo prazo de R$ 1,2 bilhão junto ao BNDES, em junho do ano passado, a LLX assegurou todas as condições exigidas para a plena execução do empreendimento.

Em setembro de 2010, a LLX divulgou Fato Relevante informando a aquisição do Superporto Sudeste pela MMX. A operação foi iniciada em 30 de setembro e aguarda autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para ser concluída.

Resultados

Em 2010, após incorporação da LLX Sudeste S.A., a PortX registrou um prejuízo de R$ 25 milhões. Valor que foi investido ao longo do ano na construção do empreendimento. A Companhia encerrou o ano com R$ 425 mil em caixa e equivalentes de caixa, além de aplicações financeiras na conta Títulos e Valores Mobiliários no montante de R$ 45,6 milhões. A evolução do caixa e das disponibilidades é um reflexo da realização dos investimentos para implantação e desenvolvimento do Superporto Sudeste. O imobilizado consolidado foi de R$ 338,6 milhões no término do exercício.

 

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