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Revista GC - Ed.107 - Novembro / Dezembro
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ESPECIAL RODOVIAS

Arteris ViaPaulista

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Duplicação da Rodovia SP-255 (do km 48 ao 77) e implantação de dois dispositivos de retorno

Local: Guatapará e Araraquara (SP)
Investimento: R$ 144 milhões
Tipo: Duplicação
Escopo: As obras consistem na implantação de uma plataforma de 10,70 m, com duas faixas de rolamento de 3,6 m e 2,50 m de acostamento, sendo a camada de revestimento feita em concreto betuminoso usinado a quente, com insumo polimérico e borracha

  • As obras incluem ainda Sistema de Drenagem Profunda e Superficial, bem como Revestimento Vegetal

Estágio: 80% concluídos (previsão de conclusão em maio de 2025)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Duplicação e implantação de seis dispositivos e duas remodel


PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Duplicação da Rodovia SP-255 (do km 48 ao 77) e implantação de dois dispositivos de retorno

Local: Guatapará e Araraquara (SP)
Investimento: R$ 144 milhões
Tipo: Duplicação
Escopo: As obras consistem na implantação de uma plataforma de 10,70 m, com duas faixas de rolamento de 3,6 m e 2,50 m de acostamento, sendo a camada de revestimento feita em concreto betuminoso usinado a quente, com insumo polimérico e borracha

  • As obras incluem ainda Sistema de Drenagem Profunda e Superficial, bem como Revestimento Vegetal

Estágio: 80% concluídos (previsão de conclusão em maio de 2025)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Duplicação e implantação de seis dispositivos e duas remodelações do km 249 ao 280 da Rodovia SP-318

Local: Guatapará e São Carlos (SP)
Investimento: N/A
Tipo: Duplicação/Melhoria
Escopo: As obras consistem na implantação de uma plataforma de 10,70 m, com duas faixas de rolamento de 3,6 m e 2,50 m de acostamento, sendo a camada de revestimento feita em concreto betuminoso usinado a quente, com insumo polimérico e borracha

  • Grande parte do segmento será segregada por defensa metálica
  • As obras possuem ainda sistema de drenagem profunda e superficial, bem como revestimento vegetal

Estágio: 10% concluídos

  • Ao todo, 3 km já foram pavimentados
  • Previsão de conclusão em novembro de 2026

Executor: Eurovias e Bandeirantes

  • Juntamente com fornecimentos diretos realizados pela Concessionária em 40 contratos (principais insumos)

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2023-2024)
Conclusão das Passarelas no km 203 da SP-0255

Local: São Manuel e Ribeirão Preto (SP)
Investimento: R$ 4 milhões

  • Valor total investido de aproximadamente R$ 101 milhões

Tipo: Melhoria
Escopo: O trecho segue em operação do km 156 ao 172 desde novembro de 2023, com duplicação e implantação de dois novos Dispositivos de Retorno
Benefícios: O trecho do km 137 ao 147 vem demonstrando uma redução significativa de 70% no número de acidentes, com zero fatalidades

PRINCIPAL PROJETO PARA 2025
Avanço na duplicação, incluindo a construção de nova Ponte sobre o Rio Tietê, com aproximadamente 400 m de extensão

Local: Barra Bonita e Igaraçu do Tietê (SP)

EXPECTATIVA PARA A CONCESSÃO EM 2025

“A expectativa para o setor, inclusive preocupante, é a disponibilidade de empresas no setor com capacidade de operação para execução de todo o portfólio previsto de investimento”, diz a companhia

  • “Faz-se necessário ainda o desenvolvimento de fornecedores locais e regionais para acomodar escopos menores”, completa a concessionária

FATOS MARCANTES

  • “Semana Nacional do Trânsito”: 23 ações externas foram realizadas em dez municípios em 2024
  • Ao todo, 1.544 usuários foram alcançados por meio das atividades de conscientização desenvolvidas no período, incluindo os programas Acorda Motorista, Viva Ciclista e Pedestre, Viva Motociclista, Tô de cinto, tô seguro, Viva Seguro (em empresas), entre outros
  • Em parceria com a Polícia Militar Rodoviária, as atividades são desenvolvidas pela área de Responsabilidade Social e Operações. Em todas as atividades, são entregues folhetos informativos e os usuários são mobilizados em atividades específicas com foco em segurança viária
  • “Maio Amarelo”: 45 ações de conscientização e educativas realizadas em dez diferentes municípios, impactando 6.221 usuários, de pedestres a caminhoneiros
  • “Agenda ESG”: A concessionária realizou um investimento importante com a implantação de energia solar fotovoltaica em seus prédios, bases e equipamentos instalados nas rodovias, como CFTVs, Wi-fi, Call Boxes, SATs (sensores de tráfego) e PMVs
  • No total, 59.640 kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera: “Trata-se de uma energia limpa, renovável e que reduz significativamente o impacto no meio ambiente, permitindo a mesma eficiência energética”, comenta a empresa
  • Ao longo de 720 km, os usuários também já trafegam em rodovias com o conceito de Rodovias Inteligentes
  • A medida da empresa está alinhada à estratégia de ESG e de responsabilidade socioambiental, com painéis já instalados que garantem a energia de 17 bases SAUS, da praça de pedágio em São Simão e do prédio do CCO e CCA na sede em Ribeirão Preto
  • O valor total do investimento é de R$ 9,5 milhões
  • Utilização de asfalto-borracha nas obras: Em outra iniciativa alinhada à Agenda ESG, a Arteris ViaPaulista recebeu certificação de mérito sustentável pela aplicação de asfalto-borracha em 121 km de diferentes rodovias nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e Araraquara, durante a realização de ciclos de conservação especial em 2023
  • O reconhecimento foi concedido pela empresa CBB Asfalto, que atua na distribuição e industrialização de ligantes asfálticos
  • A aplicação ocorreu nas rodovias SP-257, SP-304, SP-328, SP-330, SP-334 e SP-345 e em mais 15 SPAs (rodovias de acesso)

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