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Revista GC - Ed.107 - Novembro / Dezembro
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ESPECIAL RODOVIAS

Arteris Intervias

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Duplicação da Rodovia Wilson Finardi (SP-191) do km 49+700 ao 74+721

Local: Araras e Rio Claro (SP)
Investimento: R$ 229,4 milhões
Tipo: Duplicação
Escopo: O projeto envolve a construção de novas faixas de rolamento, além de dispositivo de retorno, duas pontes de concreto e galeria
Benefícios: A duplicação proporcionará maior fluidez ao tráfego, segurança aos usuários que utilizam a rodovia e atração de investidores, que terão um importante corredor logístico interligando a SP-330 (Rodovia Anhanguera) à SP-310 (Rodovia Washington Luis)
Estágio: 34% concluídos

  • Atualmente em fase de serviços preliminares, com a terraplenagem, pavimento e drenagem

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Duplicação da Rodovia Wilson Finardi (SP-191) do km 49+700 ao 74+721

Local: Araras e Rio Claro (SP)
Investimento: R$ 229,4 milhões
Tipo: Duplicação
Escopo: O projeto envolve a construção de novas faixas de rolamento, além de dispositivo de retorno, duas pontes de concreto e galeria
Benefícios: A duplicação proporcionará maior fluidez ao tráfego, segurança aos usuários que utilizam a rodovia e atração de investidores, que terão um importante corredor logístico interligando a SP-330 (Rodovia Anhanguera) à SP-310 (Rodovia Washington Luis)
Estágio: 34% concluídos

  • Atualmente em fase de serviços preliminares, com a terraplenagem, pavimento e drenagem

Executor: Consórcio Tranenge/Sanson, Stavias Stanoski e EGP

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
4ª Intervenção de Pavimento na Rodovia Anhanguera (SP-330) do km 158+500 ao 240+500

Local: Cordeirópolis e Santa Rita do Passa Quatro (SP)
Investimento: N/A
Tipo: Manutenção
Escopo: Revitalização do pavimento asfáltico (Fresagem e Recomposição de Pavimento, Micro Revestimento Asfáltico e Recapeamento Asfáltico com CBUQ Modificado por Borracha)
Benefícios: A restauração tem o objetivo de estender a vida útil do pavimento, melhorar seu desempenho e aumentar a durabilidade da estrutura, proporcionando aos usuários uma estrada de maior qualidade, conforto e segurança
Estágio: Em andamento
Executor: Stavias Stanoski e EGP

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2023-2024)
Implantação de Faixa Adicional na Rodovia Wilson Finardi (SP-191) do km 30+603 ao 31+970 (Leste)

Local: Conchal e Araras (SP)
Investimento: R$ 3,7 milhões
Tipo: Ampliação
Benefícios: A obra garante maior fluidez ao tráfego de veículos no local, reforçando o compromisso da concessionária com a segurança viária nas estradas que administra, visando a redução dos acidentes
Entrega: 2023

DEMAIS OBRAS CONCLUÍDAS (2023-2024)
Implantação de faixa adicional na Rodovia Vicente Botta (SP-215) do km 105+345 ao 108+295 (Oeste)

Local: Porto Ferreira e Descalvado (SP)
Investimento: R$ 9,8 milhões
Tipo: Ampliação
Escopo: Implantação de estrutura
Benefícios: A implantação de faixas adicionais busca resolver problemas como a formação de pelotões/filas, causada por veículos pesados que trafegam em trechos de aclive

  • “Essas obras de melhoria têm agilidade em sua construção e menor impacto ambiental que a duplicação de rodovias”, diz a companhia

Entrega: 2024

PRINCIPAL PROJETO PARA 2025
Conservação especial de Pavimento nas Rodovias SP-352, SP-191, SP-147 e SPI-165/330 (Contorno de Araras)

VALORES INVESTIDOS EM 2023/2024

  • Volume de recursos próprios: 100%

EXPECTATIVA PARA A CONCESSÃO EM 2025

  • “Em janeiro de 2024, a Arteris e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), com anuência da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), assinaram um “Acordo Definitivo Coletivo”, por meio do Termo Aditivo e Modificativo Definitivo Coletivo nº 01/2024, que encerra discussões de passivos regulatórios e estende o contrato de concessão da Arteris Intervias até 31 de dezembro de 2039
  • O acordo também equaciona os créditos e débitos das concessionárias Autovias, Centrovias e Vianorte, cujos contratos já haviam sido encerrados em 2019, 2020 e 2018, respectivamente
  • A prorrogação do prazo do contrato ensejará a inclusão de investimentos para manutenção dos níveis de serviço, exclusivamente para conservação especial do pavimento, além da aquisição de veículos, equipamentos e sistemas vinculados à operação da concessionária, estimado na ordem de R$ 1,4 bilhão

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2025

  • “Aumento de investimentos em infraestrutura e segurança em função das novas concessões, federais e estaduais, assim como em função das renegociações com aditamento de prazos de concessões existentes”, ressalta a companhia

FATOS MARCANTES

  • Certificação ISO:39001: reconhece o comprometimento da concessionária com o Sistema de Gestão de Segurança Viária
  • Inédita, a certificação ocorreu após processo de auditoria externa, realizado pela Fundação Vanzolini, que avaliou o cumprimento de todos os requisitos da norma, abrangendo os serviços de APH, resgate, socorro mecânico, guincho leve e pesado, inspeção de tráfego, combate a incêndio na faixa de domínio, pesagem de veículos, apreensão de animais, atendimento ao usuário (0800), conservação das rodovias e postos de arrecadação de pedágio
  • Guincho 100% elétrico: O primeiro guincho elétrico da frota tem autonomia para percorrer até 200 km, sendo utilizado em remoções de veículos leves na Rodovia Anhanguera, no trecho entre Leme e Santa Rita do Passa Quatro
  • O carregamento é feito na Base 12, em Pirassununga, e leva aproximadamente 1 h para ser concluído
  • O investimento faz parte do Plano de Descarbonização da Arteris, que, por sua vez, segue as diretrizes de Ecoeficiência da Agenda ESG
  • “Além de mais econômico e menos poluente, o guincho elétrico reduz as emissões de CO2, contribuindo para um menor impacto ambiental em comparação aos guinchos tradicionais movidos a combustível”, diz a empresa
  • “Essa característica faz do guincho elétrico uma opção mais sustentável e alinhada às metas de redução de emissões”, complementa
  • Segundo a concessionária, o equipamento “traz ainda mais segurança aos operadores, já que o acionamento da plataforma pode ser feito a distância, por meio de controle remoto, o que possibilita menos exposição nas rodovias”
  • Usinas fotovoltaicas: Até o final de 2024, a Arteris Intervias está concluindo a implantação de 9 usinas solares de micro e minigeração distribuída, com capacidade total de geração de energia limpa de 1.448 KWp, com estimativa de produção de 1.790 MWh por ano, o que corresponde a 7% do total de energia elétrica consumida nas sete concessionárias da companhia
  • Com a implantação desse projeto, foi possível evitar a emissão de 82 TCO2eq. “Investir em geração de energia limpa é uma das diretrizes de ecoeficiência do Plano de Descarbonização da Arteris, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ressalta
  • “A eficiência energética traz uma economia significativa nos custos com energia elétrica e contribui para a transformação energética do país, buscando fontes limpas e renováveis, com redução do impacto ambiental e influência direta nas mudanças climáticas
  • Semana Nacional do Trânsito: A iniciativa orientou 2,4 mil pessoas em 25 ações educativas realizadas em setembro. As atividades foram realizadas pela área de Responsabilidade Social da concessionária, com apoio de equipes de Operações, APH e da PMRv, nas cidades de Pirassununga, Cordeirópolis, Porto Ferreira, Conchal, Araras, Leme, Casa Branca, Mogi Mirim, Iracemápolis e Itapira
  • Maio Amarelo: mais de 2,2 mil pessoas foram orientadas sobre segurança viária. Ao todo, a programação contou com 32 atividades realizadas por profissionais de Responsabilidade Social, Operações e APH (Atendimento Pré-Hospitalar) da concessionária em Cordeirópolis, Rio Claro, Porto Ferreira, Araras, Leme, Pirassununga, Itapira, Limeira e Santa Cruz das Palmeiras
  • Maio Amarelo: A iniciativa envolveu edições especiais dos programas Viva, da Arteris, que acontecem ao longo do ano e são destinados a todos os tipos de usuários das rodovias, incluindo motoristas de veículos leves e pesados, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de funcionários de empresas localizadas às margens das rodovias”, descreve. “A programação contou também com ações educativas para crianças e adolescentes que frequentam unidades acompanhadas pelo Projeto Escola da Arteris Intervias”
  • “Projeto Escola da Arteris Intervias”: Atingindo mais de 7,5 mil pessoas, o projeto escola tem o objetivo de conscientizar estudantes sobre a importância da cidadania no trânsito. A ação beneficia escolas das cidades lindeiras aos trechos das rodovias concessionadas
  • “Mês do Caminho Seguro”: Mais de 1,3 mil colaboradores diretos e indiretos da Arteris Intervias foram impactados por ações do Mês do Caminho Seguro, que tem como foco principal a segurança e a prevenção de acidentes de trabalho. “As atividades, coordenadas pela equipe de Segurança do Trabalho, envolveram todas as áreas da concessionária, com orientações sobre comportamentos seguros e boas práticas que visam a preservação da vida”, detalha a empresa
  • Balanço dos programas “Viva”: Até outubro de 2024, mais de 7,4 mil pessoas foram impactadas com orientações sobre segurança viária. Ao todo, foram 79 edições de programas “Viva” (Tô de cinto, Tô seguro / Rodo Seguro / Viva Motociclista / Acorda Motorista / Viva Pedestre / Viva Ciclista / Viva Seguro), com foco nos usuários da rodovia e na comunidade lindeira

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