FECHAR
09 de junho de 2011
Voltar
Especial do Aço na Construção

O aço no nosso dia a dia

O aço está nas atividades humanas, sonhos de consumo, esperança de cura, intimidade dos lares, ideais de um futuro melhor. Está presente no nosso dia a dia mesmo antes de nascermos. Em tudo o que fazemos, a toda hora e em qualquer lugar, é material essencial à vida. Resistente, durável, é 100% reciclável, está presente nas mais diversas ocasiões e, por isso, muitas vezes torna-se invisível.

A Vila do Aço apresenta as aplicações do uso do aço no dia a dia, na indústria, nos transportes, na infraestrutura, no campo, oferecendo novas alternativas para a construção civil. Demonstra diversas formas de uso de coprodutos do processo siderúrgico na indústria da construção civil, pavimentação, cerâmica, agricultura e fabricação de cimento. O uso de coprodutos transforma um potencial passivo em ativo ambiental. Reduz o consumo de recursos naturais não renováveis.

Aço no dia a dia
O aço está nos eletrodomésticos, ferramentas, brinquedos, instrumentos musicais e materiais esportivos. É essencial na produção de utilidades domésticas e bens de consumo em Geral.

Aço na cidade
Nos sistemas convencionais ou industrializados, o aço é largamente usado na construção civil. Está presente como parte das edificações ou como material principal, garantindo sua segurança. Beneficiado, o aço permite construir com rapidez, economia e produtividade.

Aço na indústria 
O aço começa a ser utilizado ainda no início das cadeias produtivas, quando dá forma a máquinas que servirão para fazer produtos necessários ao bem-estar da população. Alimentos, eletrodomésticos, materiais de higiene e limpeza, automóveis, todos os produtos industrializados dependem de máquinas e bens de capital para existir e o aço é a sua matéria prima básica.

Aço nos transportes
O aço também está presente nos carros, caminhões, ônibus, trens, metrôs, navios, bicicletas e motocicletas. Transporta a população, interliga cidades e conduz as cargas, distribuindo riquezas e espalhando progresso.

Aço no infraestrutura 
O aço transmite energia, extrai petróleo e impulsiona o desenvolvimento industrial. Fortalece a independência econômica e melhora a qualidade de vida. Está nas estruturas das pontes, dos viadutos, dos portos, das barragens e dos aeroportos.

Aço no campo 
A eficiência do setor agrícola está diretamente ligada ao uso do aço.  A terra é cercada, preparada com arados e semeada usando equipamentos que levam o aço. Na hora da colheita, com as ceifadeiras e colheitadeiras, assim como na armazenagem em silos e graneleiros, o aço também está presente, permitindo que os alimentos cheguem ao mercado.