FECHAR
20 de fevereiro de 2013
Voltar
Especial Ceará - Turismo / Negócios na linha do sol

A construção da área central, montada em estrutura metálica e vidros duplos com espessura total de 16,00 mm, demandou oito meses, em virtude do nível de complexidade desse trecho. Para fundações, foram executadas estacas hélice contínua nos diâmetros 40,00 cm e 60,00cm. A altura dos pilares da parte central chega a 6,10 m, sendo no total 39  pilares, dos quais sete pilares centrais (100x100  cm) e 32 pilares periféricos de (50x50) cm. Com vãos de 25 m em cada direção, foram executadas vigas in loco, de larguras variáveis e altura constante, sendo a viga principal de 1,40 x 2.00 m.

O fechamento da fachada foi feito com uma carenagem de alumínio expandido numa área total de 9 mil m². Foi feita uma estrutura de suporte em aço que recebe painéis em alumínio com dimensões de 1,20 m por 3,00 m. A estrutura em aço foi pré-montada no piso e içada com guindastes, e os painéis em alumínio eram aparafusados com parafusos em aço inox utilizando plataformas articuladas.

Um dos destaques da obra foi a aplicação do isolante termoacústico 100% ecológico Isosoft Wall, da Trisoft. Produzido a partir de lã de poliéster de garrafas PET recicladas, ele foi aplicado no revestimento das paredes do grande salão e salas de apoio do projeto no Centro de Convenções, correspondendo a 1 milhão e 300 mil garrafas retiradas do meio ambiente, que foram recicladas.

Outro destaque da obra ficou por conta da cobertura metálica que deu um aspecto futurista ao empreendimento. Com um vão livre de 56 metros e 70.000 m² de área livre, a Zipco Sistemas Construtivo forneceu o sistema de cobertura metálica para o espaço. A obra possui estrutura metálica zipada sem emendas, estruturas independentes para sustentação de fornos e cortinas. Segundo a Zipco, a montagem contou com uma equipe de planejamento altamente qualificada, para atender às dificuldades de içamento das peças, que foram confinadas no local em módulos.